FUNDEF/FUNDEB

PREVENÇÃO

Comissão visita obras da educação

Construtoras devem obedecer recomendações para prevenção do Covid-19

Publicado em: 24/03/2020 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Comissão visita obras da educação

Redução no quadro de funcionários, uso de máscaras e rotina de higienização estão entre as principais medidas. (Foto: Sara Ribeiro)

Comitiva da Secretaria Municipal de Educação percorreu na manhã desta terça-feira, 24, obras de construção e reforma de escolas em andamento. Cronograma de visitas  tem o objetivo de verificar condições de segurança e prevenção que as empresas responsáveis estão adotando durante vigência do Decreto Municipal n°23 /2020.

Redução em 60% do número de pessoal para garantia da distância mínima de dois metros entre os trabalhadores; uso de Equipamento de Proteção Individual-EPI, específico na prevenção do contágio do Coronavírus (Covid-19); e reforço na rotina de higienização estão entre as principais medidas adotadas pelas construtoras para a continuidade na execução dos serviços. 

De acordo com José Antonio Pereira, secretário municipal de Educação, iniciativa também é fruto de recomendação do Conselho Empresarial de Desenvolvimento Econômico de Imperatriz-Cedei, firmada em ata de reunião extraordinária, realizada no último domingo, 22 de março. Conforme o referido documento, "o segmento da construção civil é essencial, pois a cidade enfrenta sérios problemas estruturais por conta das chuvas". 

"Todas as obras visitadas hoje são executadas com recurso do Precatório do Fundef, valores que estão sendo minuciosamente fiscalizados pelos órgãos de controle, através do conselho de fiscalização. Na semana passada, realizamos nossa terceira reunião para prestação de contas desse investimento e os membros sugeriram uma visita técnica para avaliar o andamento dos serviços. Mas, diante do estado de calamidade pública que essa pandemia do Coronavírus provocou, embora nossa cidade não tenha nenhum registro da doença, a visita tomou novo corpo no sentido de resguardar a segurança dos profissionais que atuam nessas obras", observa.

Para o prefeito Assis Ramos, conforme já estipulado nos documentos de prevenção e contingenciamento do Covid-19, ainda não há necessidade de paralisação completa dos serviços nos canteiros de obras, "uma vez que estão sendo tomados os cuidados necessários. Nossas equipes fazem monitoramento e já determinamos às empresas licitadas que tomem todas as precauções necessárias. As obras estão dentro do prazo determinado e o objetivo agora é garantir o bem-estar e a segurança da população e dos profissionais que trabalham nelas, por isso a necessidade de conferir o uso dos equipamentos de segurança e a redução do pessoal, e toda semana acompanhar de perto o andamento. Vamos andar com as obras, mas precisamos ter certeza da segurança dos trabalhadores". 

Todas as publicações relacionadas às medidas de prevenção contra o Coronavírus estão disponíveis na área de comunicados do site da Prefeitura.

FUNDEF/FUNDEB