Hospital Municipal de Imperatriz

MELHORIAS

Implantação de pulseiras de identificação melhora atendimento e segurança no Socorrão

Fluxo de pacientes é reorganizado de acordo com classificação de risco

Publicado em: 05/07/2021 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Implantação de pulseiras de identificação melhora atendimento e segurança no Socorrão

Cada cor de pulseira identifica o grau de risco e tempo máximo de atendimento do paciente (Foto: Maira Soares)

Para agilizar o atendimento e aumentar a segurança no Socorrão, a Prefeitura por meio da direção do Hospital Municipal de Imperatriz (HMI) adota forma de identificação de pacientes e acompanhantes. O critério de classificação é o que determina o grau de risco e prioridade quanto ao tempo de espera dos pacientes.

No sistema de triagem, paciente ao chegar no hospital receberá o primeiro atendimento pela equipe de enfermagem, seguindo protocolo de classificação de risco e necessidades. Na sequência, é encaminhado para atendimento e dependendo da gravidade do problema de saúde, recebe atendimento imediato, ou aguarda tempo de espera de acordo com a classificação, juntamente com seu respectivo acompanhante.

Para a secretária Mariana Jales,  a identificação é  "um avanço para saúde. São os pequenos detalhes que  melhoram a qualidade da nossa assistência. A identificação dos pacientes é considerado um dos primeiros cuidados para uma assistência segura e consistente. Com as pulseiras, teremos mais controle do fluxo de pessoas dentro do hospital, organizaremos a circulação delas e evitaremos contaminação cruzada. Além disso, teremos melhor visualização dos nossos pacientes e acompanhantes, facilitando assim o trabalho da nossa equipe de médicos, enfermeiros e técnicos", conclui.

O diretor do HMI, Vitor Pachelle, explica que “as pulseiras de identificação são uma forma de separar os atendimentos que merecem urgência, dos não urgentes. Atendimentos serão de acordo com gravidade do quadro clínico e não apenas pela ordem de chegada, o que é essencial para um atendimento médico eficaz”.

A coordenadora do Pronto Socorro do HMI, Priscila Ventura, descreve que a classificação das pulseiras reorganizará o fluxo de pessoas que transitam pelos corredores do hospital. “As pulseiras são descartáveis e classificarão pacientes de acordo com o grau de risco, as de cor branca farão a distinção dos acompanhantes, o que é importante para agilidade dos atendimentos e para o controle de pessoas dentro da instituição”.

O controle de pessoas no hospital é uma forma de manter um ambiente calmo e tranquilo para recuperação de pacientes e evitar a propagação de doenças, entre pacientes com sistema imunológico debilitado e pessoas de fora do hospital, que podem trazer novas doenças.

Classificação de risco das pulseiras

Cada cor de pulseira identifica o grau de risco e tempo máximo de atendimento do paciente:

Vermelho indica que o atendimento é de emergência, necessita de atendimento imediato;

Amarelo o atendimento é urgente, mas paciente pode esperar e ser atendido em até 1 hora;

Verde pouco urgente, paciente precisa de atendimento e poderá ser atendido em até 2 horas;

Azul não é urgente, ou seja, o paciente poderá aguardar atendimento sem risco, com espera de até 4 horas.

 

 

 

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