Infraestrutura

MELHORIA

Galerias pluviais recebem serviços de manutenção na Avenida JK e Rua Pernambuco

Ação é fundamental para escoamento da água das chuvas

Publicado em: 29/04/2021 por Gil Carvalho

Secretaria de Infraestrutura

Galerias pluviais recebem serviços de manutenção na Avenida JK e Rua Pernambuco

Manutenção de galeria pluvial é realizada na Avenida JK, cruzamento com a Rua Pernambuco, Nova Imperatriz (Foto: Gil Carvalho)

Equipes de drenagens realizam nessa quinta-feira, 29, manutenção em galerias pluviais na Avenida JK e Rua Pernambuco, Nova Imperatriz. Medida é fundamental para melhoria do sistema de escoamento de água das chuvas, evitando acúmulo na via e transtornos à comunidade. Trabalho é realizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos – Sinfra.

O encarregado de obras, Paulo Pereira Bandeira, explica que o serviço tem sido executado com auxílio de uma máquina retroescavadeira para remoção da tubulação, substituição e conserto do problema no sistema de drenagem pluvial, visando normalizar em pouco a rede de galeria de água.

“Esse procedimento de manutenção melhora a vazão d’água, evita danificar a malha asfáltica e reduz pontos de alagamentos nos bairros de Imperatriz”, pontua ele, que também acompanha o serviço de reparo que está sendo feito na Rua Pernambuco, próximo à Rua Santo Antônio, no Santa Rita.

O secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Zigomar Filho detalha a importância desse trabalho de manutenção do conjunto de tubulações que têm como objetivo captar, transportar e drenar a água da chuva nas áreas urbanas até rios, córregos ou canais. “Com a utilização de materiais impermeáveis, como o asfalto e concreto, o solo, muitas vezes, não consegue absorver toda a chuva, escoamento que acaba sendo feito através de galerias pluviais”, frisa.

Ele ressalta ainda que, desde a implementação do serviço de hidrojato para desobstrução e limpeza de bocas de lobos, a Prefeitura de Imperatriz melhorou consideravelmente o sistema de escoamento de galerias pluviais, reduzindo vários pontos de alagamentos nos bairros da cidade, além de contribuir com o meio ambiente. “Mais de 200 toneladas de entulhos já foram recolhidos pelas equipes de hidrojato, trabalho que tem sido muito importante para todos os munícipes de Imperatriz”, concluiu.

Infraestrutura