Notícias

FUNCIONALISMO

Inicia implantação da quarta etapa do e-Social sobre saúde e segurança do trabalhador

As informações da quarta etapas deverão ser enviadas à plataforma a partir do dia 11 de julho

Publicado em: 15/02/2022 por João Rodrigues

Secretaria de Administração

Inicia implantação da quarta etapa do e-Social sobre saúde e segurança do trabalhador

A secretária da Seamo, Bruna Neves em reunião com profissionais de saúde sobre o E-Social (Foto: João Rodrigues)

A Secretaria de Administração e Modernização, Seamo, deu início as discussões visando o atendimento da quarta e última etapa do e-Social, um sistema nacional de informação, que reúne informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais. Nessa etapa, o Município precisa enviar à plataforma informações sobre a Segurança e Saúde do Trabalhador, SST.

Com objetivo de começar a alinhar o atendimento dessa etapa, a secretária da Seamo, Bruna Neves, se reuniu na segunda-feira (14) com médicos e enfermeiros do trabalho, profissionais habilitados para transmitir as informações referentes a Saúde e Segurança do Trabalhador.

O coordenador do recadastramento de servidores, também um dos integrantes da equipe de implantação do e-Social, Vando Ladeira, adiantou que a iniciativa da secretária em antecipar as discussões, mesmo com a segunda etapa do recadastramento em andamento, é muito importante. Ele considera que a quarta etapa é uma das mais complexas, e a data de envio dessas informações sobre Saúde e Segurança do Trabalho (SST) já está definida para a partir do dia 11 de julho deste ano.

“A ideia seria aproveitar a junta médica e, também, formar uma equipe de profissionais como engenheiros, médicos, enfermeiros e técnicos de segurança do trabalho, profissionais habilitados para esta quarta etapa do e-social, que considero a etapa mais complexa”, destacou Ladeira.

Após a reunião, a médica Alzira Noleto comentou sobre a proposta e adiantou que o desafio será grande. “A reunião foi proveitosa, discutimos algumas mudanças em função do e-Social, algumas coisas a serem organizadas, acertar ponto, datas e informações de cada setor. Foi tudo ótimo”, avaliou.

Etapas de implantação do e-Social

A implantação do e-Social pelo Município de Imperatriz é uma exigência legal e compreende quatro etapas. Primeiro o Município envia as suas informações como empregador à plataforma do sistema E-Social; depois manda os dados dos seus empregados, informações sobre a folha de pagamento e os dados sobre segurança e saúde do trabalhador municipal.

Notícias