Notícias

JANEIRO BRANCO

Saúde mental: equipes levam atendimentos a espaços públicos e privados em Imperatriz

As ações já ocorrem em hospitais, sistema penitenciário, abrigos, praças e outros ambientes.

Publicado em: 27/01/2022 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

Saúde mental:  equipes levam atendimentos a espaços públicos e privados em Imperatriz

A Campanha Janeiro Branco, em Imperatriz, segue até o dia 31 deste mês, porém os atendimentos da Rede de Saúde Mental ocorrem durante o ano. (Foto: Maira Soares)

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Saúde Mental, segue com ações da Campanha Janeiro Branco em Imperatriz. Desde o início do mês, equipes da rede realizam palestras de conscientização sobre a saúde mental e emocional,  bem como presta auxílio às comunidades, em diversos espaços, tanto públicos quanto privados.

Hospitais, postos de saúde, sistema penitenciário, abrigos para idosos, instituições de longa permanência, praças, centro de socialização, empresas públicas e privadas já receberam ações da Rede Municipal de Saúde Mental. Famílias atingidas pela cheia do Rio Tocantins, uma das maiores da história, também receberam apoio e os serviços da equipe. Além dos danos materiais, a cheia deixou rastros emocionais nas comunidades afetadas pelo volume de água do rio acima do normal. 

“Paralelo a todas as nossas ações, junto com os idosos e em outros espaços, nós ofertamos cuidado e acolhimento para essas famílias, com o objetivo de fortalecê-las, para que assim pudessem lidar com o desgaste emocional devido a essa situação e outras. Pensamos o momento presente e, também, quando as famílias voltassem para suas casas, momento de estar mais próximos, portanto, mais solidários ainda. De forma efetiva,  os casos moderados e graves identificados nesses locais foram encaminhados aos serviços de Saúde Mental, de acordo com suas necessidades. E as nossas ações seguem”, explicou o secretário de saúde, Alcemir Costa.

A Campanha Janeiro Branco, em Imperatriz, segue até o dia 31 deste mês, porém os atendimentos da Rede de Saúde Mental ocorrem durante o ano. O Município tem em média cerca de 9 mil pacientes por mês, sendo que no CAPS Infanto-juvenil, por exemplo, são em média de mil pacientes mensalmente. Já no CAPS AD III Álcool e Drogas  são 3.400,  o CAPS III Renascer 3.500 e o Ambulatório de Saúde Mental realiza 1000 atendimentos mensalmente. 

 Rede Municipal de Saúde Mental em Imperatriz

O CAPS AD III Álcool e Drogas presta atendimento para as pessoas com transtornos decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Funciona 24h, atende todas as faixas etárias, principalmente casos como transtornos causados pelo uso abusivo de álcool e outras drogas. Ele fica localizado na Rua Projetada B, no Complexo de Saúde do bairro Parque Anhanguera.

Ainda no Complexo de Saúde, no Parque Anhanguera, o CAPS III Renascer, também funciona 24h, atende pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas. 

Já o CAPS Infanto-juvenil é uma unidade de saúde que presta atendimento para crianças e adolescentes, com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive por conta do uso de substâncias psicoativas. O endereço é Rua Itamar Guará, n. 2223, no bairro Três Poderes.

A Prefeitura de Imperatriz disponibiliza também o Ambulatório de Saúde Mental, com equipe multiprofissional, responsável pelo tratamento de pacientes que apresentam transtornos mentais. O atendimento ocorre por meio de consultas e grupos terapêuticos. O Ambulatório está localizado na Rua Amazonas, n. 520, no Centro de Imperatriz.

Notícias