Notícias

COMPROMISSO

Limpeza de riachos realizada em três pontos da cidade

Vila Cafeteira e bairro 5 Irmãos foram beneficiados com ações que também chegaram às margens da BR-010

Publicado em: 27/10/2022 por Hemerson Pinto

Limpeza de riachos realizada em três pontos da cidade

Trabalho percorre todos os riachos retirando lixo e desobstruindo canais de passagem da água. (Foto: Maira Soares)

O compromisso da Prefeitura, por determinação do prefeito Assis Ramos, em levar as equipes de limpeza aos riachos que cortam a cidade, continua, e nesta quinta-feira (27), o serviço chegou à Vila Cafeteira, ao bairro 5 Irmãos e na BR 010. Uma força-tarefa com objetivo de prevenir alagamentos no período mais intenso de chuvas. A desobstrução dos leitos dos riachos e de bueiros facilita a passagem da água.

“Estamos trabalhando hoje com três frentes de serviço. Temos duas equipes manuais, uma delas seguindo pelo riacho Bacuri, entre a Vila Redenção e o Brasil Novo. É uma equipe que chega aos locais de difícil acesso, onde a máquina não entra. A outra está no bairro 5 Irmãos, na área que compreende a Avenida JK e a BR, também de difícil acesso. A equipe com a escavadeira está fazendo os canais do Riacho Capivara que vai ‘descer’ pelo 5 Irmãos na BR 010”, afirma o coordenador de limpeza da Superintendência de Limpeza Pública, Gilberto Benetti.

Outra retroescavadeira atua no apoio às equipes que estão fazendo o trabalho manual, retirando material para ser levado ao lixão.  Um total de 20 pessoas, quatro caçambas, uma retroescavadeira e uma escavadeira de porte menor, estão envolvidos no serviço dessa quinta-feira.

“É a maior operação de combate às enchentes dos últimos tempos. O prefeito Assis Ramos sempre fez isso, mas nesse ano determinou um trabalho ainda maior. Vamos combater esse problema antes do inverno que se aproxima”, declarou Gilberto.

As ações de limpeza dos riachos foram intensificadas para retirar do leito tudo o que obstrui a passagem da água. As equipes encontram pneus, sofás, pedaços de móveis, animais mortos, galhos de árvores, garrafas pet, restos de construção, e outros resíduos jogados por pessoas dentro da água.

A ação também é realizada às margens, com a retirada do mato e entulho, abrindo espaço para a água, o que vai melhorar a fluidez e evitar transtornos para moradores de regiões afetadas por alagamentos ao longo do inverno.

Notícias