Limpeza Pública

SERVIÇOS

Prefeitura realiza remoção de ponta de lixo no Bacuri

Mesmo com intervenção do Município, população segue utilizando via para descarte irregular de resíduos sólidos

Publicado em: 31/01/2022 por Rafael Pestana

Prefeitura realiza remoção de ponta de lixo no Bacuri

Mesmo com a retirada do lixo e a intervenção paisagística realizada pela Prefeitura, com o plantio de árvores, a população segue realizando descarte irregular na rua Santa Rita. (Foto: Maira Soares)

A semana inicia com as equipes da Prefeitura de Imperatriz realizando a remoção de ponta de lixo e entulho na rua Santa Rita, nas proximidades da Feirinha do Bacuri. Área que antes abrigava uma ponta de lixo, foi revitalizada pelo Município, inclusive com trabalho paisagístico, porém moradores, comerciantes e carroceiros, que utilizavam a esquina para descarte irregular de resíduos, agora estão despejando lixo ao longo da via.

Os agentes da Superintendência de Limpeza Pública (SLP) estiveram no local e realizaram a remoção dos resíduos, “apesar dos trabalhos diários de limpeza nesse local, pois sabemos que é um dos pontos críticos de acúmulo de lixo, quando chega no fim de semana, carroceiros, comerciantes a até mesmo os próprios moradores, acabam usando a via como lixão a céu aberto”, enfatiza secretário Alan Johnes.

Alan Johnes ressalta que, para conforto dos moradores e comerciantes daquela área, a Prefeitura deu fim à ponta de lixo que havia na região, mas ainda assim, falta conscientização da população na manutenção do local. “Quem anda por aquela parte da Feirinha do Bacuri lembra bem como era. Agora, mesmo com a retirada do lixo e a intervenção paisagística, com o plantio de árvores, a população segue realizando descarte irregular na rua Santa Rita”, informa.

Embora seja infração, prática de descartar lixo e resíduos sólidos em vias, riachos e terrenos baldios é bastante comum em Imperatriz. A transgressão é passível de reclusão, de um até quatro anos e multa, enquadrada na Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605, de 12 de fevereiro 1998. Documento dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

Conforme a seção III, que trata Da Poluição e outros Crimes Ambientais, art. 54, em relação ao descarte irregular de lixo, são puníveis na força da lei as práticas que por ventura ocasionarem a “poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”.

O secretário pede atenção especial da população sobre a temática, pois a prática de descarte inadequado de resíduos acaba atrapalhando o serviço das equipes, “que trabalham sempre diariamente para manter a cidade limpa, então vamos nos conscientizar mais e evitar esse tipo de situação”. Alan Johnes reforça que, “a fiscalização continuará trabalhando e qualquer cidadão pego jogando lixo em ambiente público, rodovias e estradas, será autuado em flagrante”. 

Para denunciar descarte irregular de resíduos sólidos, a Prefeitura disponibiliza o número da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), (99) 99218-4275, de 8h às 14h, de segunda a sexta-feira. Já para realizar o agendamento de recolhimento de resíduos sólidos, é disponibilizado o número da Superintendência de Limpeza Pública (SLP), (99) 98541-9941, também de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Limpeza Pública