Limpeza Pública

PRECAUÇÃO

Coleta seletiva de materiais recicláveis é suspensa temporariamente

O trabalho da Secretaria de Limpeza Pública, SLP, incluindo a coleta convencional e demais serviços de rua, continuam normalmente

Publicado em: 25/03/2020 por Islene Lima

Secretaria do Meio Ambiente

Coleta seletiva de materiais recicláveis é suspensa temporariamente

A Coleta Seletiva consiste em um sistema de recolhimento de materiais recicláveis descartados por pessoas ou empresas, separados em papéis, plásticos, metais e orgânicos (Foto: Edmara Silva)

A Prefeitura por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, suspende temporariamente a prestação de serviços de coleta seletiva de materiais recicláveis em Imperatriz.

A decisão faz parte das medidas de prevenção em relação ao novo Coronavírus (COVID-19), que segue diretrizes do Ministério Público, através da 3° Promotoria de justiça Especializada da Comarca de Imperatriz e Ministério da Saúde, que busca resguardar a saúde dos coletores de materiais recicláveis.

A secretária do meio ambiente, Rosa Arruda, explica que a medida é essencial para a proteção dos catadores. "O material reciclável que recolhemos é destinado a uma associação de catadores, e toda coleta seletiva é feita com parcerias, que estão em torno de 74 pontos espalhados pela cidade e,  embora haja a orientação para que os resíduos possivelmente contaminados sejam armazenados em sacos bem vedados, separados do lixo comum, ainda há riscos de contaminação ao catador, visto que a separação dos recicláveis por tipo de material é feita manualmente". 

Rosa ainda esclarece que assim como o profissional da saúde, os agentes de limpeza também estão se expondo em risco para o bem estar de todos. "Pedimos a colaboração de todos para que separem seus resíduos, quem tiver espaço em casa e empresas que puderem guardar o seu material fazendo o condicionamento, a coleta será feita assim que tudo  normalizar, e destinada da forma correta para a associação dos catadores. Exemplos como papelão, garrafas pets, plásticos são um dos resíduos recicláveis, além disso você estará fazendo uma grande contribuição para a sociedade". 

Vale ressaltar que o trabalho da Secretaria de Limpeza Pública, SLP, incluindo a coleta convencional e demais serviços de rua, continuam normalmente por se tratar de algo essencial à população e à manutenção da saúde pública, sendo um dos pilares do saneamento básico, portanto ininterrupto.  

Limpeza Pública