Notícias

ESPECIAL 2022

Meio Ambiente apresenta balanço positivo das ações de Educação Ambiental em 2022

Os números destacam a execução de projetos de educação ambiental, blitz educativas, palestras em escolas, doação e plantio mudas, vistorias de poda e corte de árvore

Publicado em: 30/12/2022 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Meio Ambiente apresenta balanço positivo das ações de Educação Ambiental em 2022

Diversas palestras foram ministradas em escolas públicas e particulares (Foto: Arquivo)

Objetivando sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância da recuperação e da preservação ambiental, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, realizou diversas ações no decorrer deste ano.

De acordo com relatório do Departamento de Educação Ambiental e Áreas Protegidas e Paisagens, em 2022 foram executados cerca de 10 projetos de educação ambiental denominados de Água é Vida, Semana do Meio Ambiente “Preservar o meio ambiente é preservar a vida”, A gente faz Coleta Seletiva, Plano de Arborização Urbana e Paisagismo. Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), Maranhão Sem Queimadas, Programa Agente Jovem Ambiental (AJA), Adote uma Nascente, Dia da árvore “Cultive áreas verdes e invista no futuro do planeta e Dia do Rio “Proteger nascentes é garantir a preservação do Rio Tocantins”.

“Conseguimos colocar em prática as ações idealizadas no planejamento da Secretaria de Meio Ambiente ao longo deste ano. O trabalho de educação ambiental tem como intuito prover o conhecimento, valores, hábitos e atitudes concernentes à preservação ambiental. Trata-se de um processo contínuo de educação visando à construção de uma consciência crítica sobre o processo das relações históricas entre a sociedade e a natureza”, afirmou a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

A Secretaria de Meio Ambiente também teve importante atuação na parte de plantios e doações de mudas, onde os números alcançaram 11.317 no total. Foram 2.752 mudas, entre ornamentais, frutíferas e arbóreas plantadas em diversos pontos da cidade, em ações de educação ambiental e em manutenção de áreas verdes. 6.452 mudas foram doadas para população diretamente do Viveiro Municipal e 2.113 em ações de educação ambiental.

Segundo a engenheira florestal, Bárbara Brenda Soares, diretora do Departamento de Educação Ambiental, “a exemplo de anos anteriores, em 2022 realizamos diversas atividades, almejando fomentar a consciência crítica acerca dos problemas ambientais em Imperatriz. Durante as ações ocorreram palestras e blitz educativas, plantios e distribuição de mudas e orientações sobre armazenamento e destino dos resíduos sólidos”, disse Bárbara Brenda.

As atividades também contaram com a realização de 13 blitz urbanas em pontos estratégicos da cidade, desenvolvendo a educação ambiental com conversa educativa com a população, distribuição de panfletos e lixeira de câmbio de carro “lixo car”. Em relação ao Dia D de Educação Ambiental, foram 09 ações com doação de mudas de árvores, distribuição de panfletos e lixeira de câmbio de carro “lixo car” e exposição de banners educativos. Aconteceram ainda 11 palestras relacionadas à preservação do meio ambiente em escolas, 134 vistorias de Poda e Corte de árvore, a fim de autorizar o procedimento conforme a legislação.

Tanto em plantio quanto em doações de mudas de árvores, os números de 2022 superam os de 2021. Este ano foram 11.317 contra 9.886 do ano passado. Em relação às ações de educação ambiental os números chegam a 167 contra 150.

Notícias