Meio Ambiente

COLETA SELETIVA

Novo carregamento exclusivo de vidro para reciclagem deve ocorrer na próxima quinta-feira (18)

Nas duas primeiras etapas quase 500 mil garrafas foram destinadas para serem transformadas em matéria-prima

Publicado em: 12/04/2024 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Novo carregamento exclusivo de vidro para reciclagem deve ocorrer na próxima quinta-feira (18)

A estimativa é de que serão encaminhadas nesta etapa cerca de 40 toneladas de vidro para reciclagem (Foto: Arquivo)

Está previsto para a próxima quinta-feira (18) o envio para a reciclagem do primeiro carregamento exclusivo de vidro de 2024 e o terceiro desde a implantação do projeto no ano passado. A estimativa é de que serão cerca de 40 toneladas nesta etapa. Nos dois primeiros carregamentos, realizados em junho e novembro de 2023, foram encaminhadas quase 90 toneladas e meio de vidro, que correspondem com aproximadamente 500 mil garrafas. A coleta exclusiva de vidro foi implantada ano passado e faz parte do projeto de coleta seletiva que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh), há quase oito anos.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Rosa Arruda, “o processo da coleta de vidro conta com duas importantes vertentes. A preservação ambiental, ao impedir que esses materiais sejam descartados de forma incorreta na natureza, causando danos muitas vezes irreversíveis. E a conscientização quanto à importância da reciclagem, mostrando, à população imperatrizense, que esses produtos usados podem ser reaproveitados de diversas formas, agregando valor a essa cadeia produtiva e gerando renda para as famílias envolvidas no processo”, destaca Rosa Arruda.

Na coleta exclusiva de vidro a Prefeitura, através da Semmarh, conta com a parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), regional Sul do Maranhão, empresas privada e Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari). A coleta do material é realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sinfra), com logística da empresa MB Limpeza Urbana, e encaminhada para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Imperatriz (Ascamari), na Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene. Na sede da entidade o vidro fica condicionado em uma baia até ser transportado para a reciclagem e transformado em matéria-prima em Sergipe sob a logística da empresa Log+ Logística Reversa Inteligente.

As atividades são regidas pela Lei Ordinária 1.743/2018, que dispõe sobre a Política Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos Domiciliares do Município de Imperatriz, que tem como base a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei 12.305/2010. Com essa Lei a responsabilidade pelos resíduos passou a ser compartilhada, com obrigações que envolvem os cidadãos, as empresas, as prefeituras e os governos estaduais e federal.

Meio Ambiente