Notícias

INFRAESTRUTURA

Obras do aterro sanitário avançam na construção de trincheiras

Frentes de serviços atuam na escavação, terraplenagem, compactação e limpeza

Publicado em: 06/01/2023 por Gil Carvalho

Secretaria de Infraestrutura

Obras do aterro sanitário avançam na construção de trincheiras

Máquinas intensificam trabalho de compactação de solo na área das trincheiras no aterro sanitário de Imperatriz (Foto: Maira Soares)

A construção do aterro sanitário de Imperatriz, localizado à margem do povoado Lagoa Verde (BR-010, sentido Açailândia), está em ritmo acelerado com a execução dos serviços de terraplenagem, compactação, limpeza e a escavação das trincheiras de módulo um e dois. É o primeiro aterro sanitário público do Maranhão.

O investimento é da ordem de R$ 10.713 milhões, utilizando uma área de 76 hectares. É um dos mais modernos projetos de construção de aterro sanitário em andamento no país, executado pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da empresa Tecnal (Tecnologia Ambiental em Aterros Sanitários LTDA).

Fábio Hernandez, secretário de Infraestrutura, assinala que “a área receberá lona impermeável, dispositivos de drenos para captação de chorume gerado pelos resíduos, que, após tratado, serão devolvidos ao meio ambiente”.

“A obra é acompanhada por nossa equipe multidisciplinar do Plano Básico Ambiental, principalmente de engenheiros civis e biólogos, que verifica cada etapa, incluindo terraplenagens, aterro, nivelamento de terra, compactação de terreno, escavação que utiliza equipamento pesado (escavadeiras hidráulicas) para preparação da área durante a execução das obras”, disse ele.

De acordo com o projeto, o aterro sanitário de Imperatriz prevê a instalação de balança coberta, modelo rodoviário, guarita, pavimentação asfáltica de vias internas para facilitar o trânsito de caminhões e pátio específico para compostagem, como local definitivo.

Além das trincheiras, o espaço contará com um centro de triagem dos materiais para reciclagem dos resíduos, por meio de esteira, prensa e bags, possibilitando ainda a realização de oficinas, treinamentos, estudo ambiental e a capacitação dos colaboradores para manuseio das máquinas, que atuarão de forma permanente, como, por exemplo, o trator de esteira e carregadeira.

Notícias