Pelo fim da violência contra as mulheres

PROTEÇÃO

Secretaria da Mulher promove live para debater violência doméstica em tempos de pandemia

Ação visa fortalecer canais de denúncias e discutir o aumento de atendimentos nesse período

Publicado em: 29/05/2020 por Islene Lima

Secretaria de Políticas para Mulher

Secretaria da Mulher promove live para debater violência doméstica em tempos de pandemia

Segundo dados da Sociedade Mundial de Vitimologia, 23% das mulheres brasileiras sofre algum tipo de violência (Foto: Edmara Silva)

A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulher, SMPM, em parceria com o Imperial Shopping, convida todos para a Live do Bem, que vai debater sobre o Combate à violência doméstica em tempos de pandemia. Transmissão ocorre no dia 02 de junho, às 16hs, pelas redes sociais oficiais da Prefeitura e do Shopping. 

O intuito é fortalecer o enfrentamento à violência contra as mulheres durante o período de isolamento social, além de promover uma discussão em torno do aumento das solicitações de atendimentos às mulheres em situação de violência, durante a pandemia.

O debate virtual terá a participação da secretária Edna ventura, da assistente social e coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher, Cram, Sueli Brito Barbosa e da assistente social da Casa Abrigo, Maria da Conceição Chavez de Souza.

Edna explica que haverá uma breve apresentação da secretaria, mostrando as técnicas de enfrentamento e os trabalhos realizados em torno do tema, com perguntas específicas para as convidadas com relação ao funcionamento da rede de apoio. Além de enfatizar os canais de denúncias com orientação de como a população pode agir, reforçando os dados de violência contra a mulher nesse período de isolamento. 

"A luta contra a violência doméstica é um trabalho realizado pela secretaria e órgãos responsáveis que visam a segurança dessas mulheres, assim como a integridade física e psicológica delas e dos filhos menores. Precisamos discutir essas ações dentro do contexto de pandemia, para evitar esse tipo de violência, que infelizmente aumentou em nossa cidade", esclarece Edna. 

Um levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, FBSP, mostrou que o número de ocorrências de violência contra a mulher aumentou em seis estados, entre eles está São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Pará, em relação ao mesmo período em 2019. Em Imperatriz, em comparação à primeira quinzena de maio do ano passado, para a primeira quinzena do mesmo mês em 2020,  o crescimento foi de 18,5 % de mulheres atendidas pelo Centro de Referência, Cram.

Em caso de violência doméstica, qualquer pessoa pode acionar os centros de referência especializados, registrar boletim de ocorrência junto às delegacias da mulher ou em qualquer delegacia comum. Denúncias podem ser feitas pelos seguintes números: (99) 99193-1717 / 99123-4638 / 99204/ 7925. É disponibilizado também em todo território nacional o 180 e o 190 da Polícia Militar. 

 

Pelo fim da violência contra as mulheres