Políticas públicas para a mulher

diálogo

Secretaria da Mulher discute violência doméstica e suas consequências

Palestra ministrada pela psicóloga Ana Clara, na UBS Cafeteria, teve participação da comunidade em geral

Publicado em: 23/02/2024 por Assessoria de Comunicação

Secretaria de Políticas para Mulher

Secretaria da Mulher discute violência doméstica e suas consequências

Palestra destacou a importância do momento para conscientizar as mulheres sobre os diversos tipos de violência que podem afetar a sua vida e o núcleo familiar no geral (Foto: Assessoria)

A Prefeitura Municipal de Imperatriz, através da Secretaria de Políticas Para Mulher (SMPM), realizou nesta última quinta-feira (21), no Centro de Referência Social (CRAS) da Cafeteira, uma palestra sobre violência doméstica e suas consequências. O evento contou com a presença da comunidade em geral.

A palestrante e psicóloga, Ana Clara Pereira, destacou a importância do momento para conscientizar as mulheres sobre os diversos tipos de violência que podem afetar a sua vida e o núcleo familiar no geral. “Violência é todo o ato de agressão ou mesmo a omissão que causa sofrimento físico ou psicológico à vítima”.

Já a secretária da Mulher, Terezinha Soares, acredita que ações como essas, ajudam na luta contra a violência doméstica. Afinal, muitas mulheres têm vergonha, não sabem como denunciar e o que fazer nesses casos, e por isso, é tão importante reforçar essas discussões. 

“Infelizmente, a violência doméstica, é algo que pode ocorrer nos mais variados seguimentos. Independente de idade, religião, cor e classe social. Por isso, nossa equipe trabalha levando informação, apoio e os serviços da SMPM para a comunidade”, pontuou, Terezinha. 

Cabe ressaltar, que a Lei Maria da Penha (n.º 11.340/2006) -  instrumento de proteção e combate a violência contra a mulher - define a violência doméstica contra a mulher como crime. Em caso de agressão, seja ela de quaisquer naturezas, a vítima, deve denunciar a rede de enfrentamento, que tem o dever de ajudar a mulher que está sofrendo violência.

 

Texto de Viviane Reis Silva

Políticas públicas para a mulher