Prefeito

SUPERAÇÃO

Para Assis Ramos, avanços de 2017 são resultado da competência e engajamento de sua equipe

"Encerramos os primeiros 12 meses com a sensação de dever cumprido e determinação para evoluir mais", avalia o prefeito.

Publicado em: 29/12/2017 por Mariana Campos

Assessoria de Comunicação

Para Assis Ramos, avanços de 2017 são resultado da competência e engajamento de sua equipe

Para Assis, o saldo de 2017 é resultado da competência e engajamento de sua equipe. (Foto: Arquivo)

Primeiro ano de gestão do prefeito Assis Ramos foi marcado pela superação de desafios e conquistas históricas para a cidade de Imperatriz. Todas as secretarias avançaram nos serviços prestados, em especial, saúde, educação, desenvolvimento econômico e Infraestrutura. As três primeiras, ganhando destaque no cenário nacional.

Para Assis, o saldo de 2017 é resultado da competência e engajamento de sua equipe. Na saúde, o prefeito parabeniza o secretário, Alair Firmiano, pelo desempenho na pasta, o que trouxe para Imperatriz o prêmio “Inovar 2017”, estando o secretário entre os 50 melhores gestores municipais de saúde do Brasil. E para fechar o ano com chave de ouro, iniciou na quarta-feira, 27, a tão esperada reforma do Centro de Especialidades Médicas dos Três Poderes e do CAPS III – no Parque Anhanguera.

Além da saúde, a educação também é referência. Coordenada pelo professor Josenildo Ferreira, a gestão da educação de Imperatriz ficou entre as 100 melhores do Brasil. Os requisitos usados para avaliação foram de excelência em gestão pública, credibilidade e comprometimento. Além de entregas e reformas realizadas em escolas e creches, como a creche Cantinho da Alegria, no povoado Centro Novo, que há décadas funcionava com estrutura precária; a entrega das quadras poliesportivas na Vila Vitória e povoado Km 1.700; a escolha democrática do novo modelo de uniforme, e o investimento em qualificação profissional.

Já na economia, o município se destaca em nível nacional pela Lei Geral de Micro e Pequenas Empresas, recebendo nota máxima em avaliação do Sebrae. Dos 5.570 municípios brasileiros, somente Imperatriz e Estreito atingiram pontuação máxima em Políticas Públicas para o Desenvolvimento Implantadas e Implementadas. E a implantação do Comitê Gestor das Parcerias Público-Privadas, que oportuniza grandes negócios com o setor privado, contribuindo para o desenvolvimento do município.

Nas demais áreas, Assis é enfático ao observar que todos fizeram sua parte com muita dedicação, pois ao receber a prefeitura existiam várias lacunas, e com o empenho da equipe, a cidade está sendo arrumada aos poucos. “Nada mais justo do que a gestão fazer a sua obrigação. Recebemos a cidade cheia de buracos e precisando de manutenção em diversas áreas. Com a ajuda do secretariado, estamos arrumando a casa. Estou aqui pela vontade do povo, por isso tenho a obrigação de fazer o melhor por Imperatriz”, disse.

Assis encerra os primeiros 12 meses à frente do executivo municipal com a sensação de dever cumprido e a vontade de avançar mais. O grande marco da gestão em 2017 foi a sanção da Lei Ordinária n° 1.694/2017, que cria e regula o funcionamento da Guarda Municipal, órgão tão esperado pela comunidade. Outra vitória da cidade foi a convocação de quase 500 servidores aprovados no concurso de 2012, que já tinham perdido a esperança de assumir o tão esperado emprego. Além do pagamento pontual dos salários a cada mês, a Secretaria Municipal de Administração também igualou o valor do vale alimentação entre todos os servidores, negociou as parcelas em atrasado ainda da gestão passada, e antecipou o pagamento do 13º salário.

O carro chefe da gestão, foi sem dúvida, o novo visual que Imperatriz recebeu da Secretaria de Infraestrutura, com frentes de limpeza em diversos pontos, a cidade está mais bonita e agradável. Por onde passa nota-se a diferença, ruas, canteiros, praças e até cemitérios receberam uma atenção especial. Vale ressaltar também, a organização do setor Mercadinho que há anos necessitava de intervenção municipal.

Dos projetos idealizados pelo prefeito, destaca-se o jiu jitsu nas escolas, aplicado na rede municipal de ensino, onde as crianças recebem aulas gratuitas e material de treino (Kimono e Tatame) fornecidos pela Prefeitura em parceria com a empresa Citelum. O programa de prevenção ao uso de drogas com a palestra ‘O grande barato é não experimentar’, em que o próprio prefeito vai até as escolas municipais  sensibilizar crianças e adolescentes a recusarem qualquer tipo de entorpecente. E também os mutirões de erviços do programa 'A gente faz cidadania', que já beneficiou mais de 50 mil pessoas em diferentes setores da cidade.

Para Assis, todas as secretarias contabilizam vitórias, isso graças ao empenho de todos os responsáveis. “Podemos citar vários feitos realizados pelas pastas, sem exceção, o que contribui para o crescimento da nossa amada Imperatriz. Tenho comigo, secretários que honram seus compromissos, por isso, conseguimos realizar muito por nossa cidade. Foi só o começo. Em 2018 vamos trabalhar ainda mais”, conclui ao citar uma lista de ações em todos os setores da gestão:

Agricultura 

Combate ao abate clandestino e fiscalização dos açougues; Reativação do Programa de Abastecimento de alimentos (PAA), para ajudar as pessoas de baixa renda, através de apoio do governo federal.

Fundação Cultural

Realização do 'Carnaval a gente faz'; São João com participação de grupos folclóricos; “Programa Arte e Cidadania nas escolas”; e o ‘Abrindo Mercado”, com a ajuda do setor privado, que leva música de qualidade até as feiras da cidade, com atrações locais, e arrecada alimentos para serem doados a instituições filantrópicas.

Desenvolvimento Social

Entrega de mais de 1.000 casas. No Residencial Tetônio Vilela I e II, foram beneficiadas 920 famílias, e no Residencial Sebastião Régis o remanejamento de mais 183 casas. Reativação do Banco de Alimentos com distribuição de mais de 11 mil toneladas. 

Defesa Civil

Veraneio sem ocorrências; qualificação da equipe técnica; fiscalização de bares e similares; campanhas para uso racional de água potável e preservação dos leitos de riachos; retirada de carcaças de veículos das ruas.

Esporte, Lazer e Juventude 

Recorde de participação nos jogos escolares, sendo representado na capital São Luis em várias modalidades, e chegando até Curitiba, em âmbito nacional. Retomada do projeto 'Estação Juventude' que capacita jovens para o mercado de trabalho e oferece atividades esportivas  para jovens de baixa renda. Implantação do 'Torcida cidadã', que leva crianças de baixa renda para assistirem aos jogos oficiais no estádio municipal.

 Fazenda e Gestão Orçamentária

Facilitou a negociação de dívidas de impostos municipais com parcelamento e concessão de descontos. Implantação do novo sistema de emissão de nota fiscal eletrônica.

Infraestrutura

Limpeza de ruas, praças, riachos; revitalização dos cemitérios nas zonas urbana e rural; drenagens realizadas por toda a cidade, destacando a drenagem profunda realizada no Jardim Viana, localidade que há mais de 30 anos não recebia benfeitoria da Prefeitura. E ainda a construção de pontes de concreto no Santa Rita.

Meio Ambiente 

Criação de Pontos de Coleta Voluntária, PEV’s; Plantio de 2.017 mudas em diversos pontos da cidade; 4.430 mudas doadas para população em ações; 17.570 mudas produzidas no viveiro municipal e doadas 11.829 mudas para a população; Realização do projeto 'Verão sustentável' nas Praias do Cacau e do Meio; Anti-Queimadas; Projeto Renascer das Nascentes; Campanha Cidade Limpa; Horta Orgânica nas Escolas; Plano de Arborização Urbana.

Políticas para Mulher

Realização de 22 audiências públicas na zona urbana e rural para a construção do 2º Plano Municipal de Politicas para as Mulheres. Está implantando o Grupo de Trabalho para elaboração de documentos (GTI), com representantes das secretarias municipais.

Planejamento Urbano 

Identificação e notificação do processo de desapropriação de terrenos não murados. Reorganização de vendedores ambulantes para serem alocados no Camelódromo que será revitalizado; e dos ambulantes que atuam na Beira Rio.

Procuradoria 

Estreitamento das relações institucionais com órgãos, como Câmara de vereadores, Ministério Público, Advocacia Geral da União e Tribunais de Conta. E o acordo com a Justiça do Trabalho para a liberação do saldo do FGTS dos servidores da educação, que se estenderá aos demais servidores.

Regularização Fundiária 

Entrega de mais de 800 títulos definitivos para 15 bairros de Imperatriz.

Trânsito e Transportes

Revitalização das faixas de trânsito verticais e horizontais; organização do tráfego do Mercadinho. A cidade ganhou também, semáforos de Led, além de reforço da mão de obra com a convocação de mais 22 agentes concursados atuando no controle do tráfego.

Ouvidoria 

Implantou o canal de comunicação direta com o cidadão, com atendimento presencial, via internet e por telefone para críticas, denúncias, sugestões e elogios. 

Prefeito