Prefeito

Transporte Público

Com internet aberta, Assis quer apressar modernização dos ônibus

Sistema de troca de ônibus com apenas um passe: esse é o próximo avanço

Publicado em: 06/10/2017 por Elton Sales

Assessoria de Comunicação

Com internet aberta, Assis quer apressar modernização dos ônibus

Ônibus coletivos com ar condicionado começarão a circular em Imperatriz (Foto: Assessoria)

Oito ônibus, por ano, climatizados, a começar de 2017. Isso daria 32 ônibus com ar condicionado, quase o total da frota das linhas urbanas, até o final do atual mandato - é esse o acerto do prefeito Assis Ramos com os donos da Ratrans, operadora do transporte coletivo de Imperatriz.

“O prefeito exige um sistema moderno, seguro e atrativo para o usuário, visando a segurança, uma vez que as caronas nas motocicletas significam possibilidade grande de acidentes com vítimas - mais de 70% dos leitos de UTI de Imperatriz são ocupados por pessoas acidentadas dessa maneira”- informa o secretário da Setran, Leandro Braga.

Mesmo antes da troca total da frota, para que se tenha quase todos os ônibus climatizados, os atuais já rodam com duas câmeras com qualidade HD, monitoradas o tempo todo por uma central.

Uma das câmeras mostra imagens externas, para que se saiba se o motorista não está correndo muito, andando fora das faixas ou se ele deixa de atender algum pedido de parada.

A outra câmera mostra todo o interior do ônibus. Em caso de um assalto, por exemplo, a polícia é acionada instantaneamente e os bandidos identificados.

Já está em funcionamento um aplicativo, através do qual o usuário pode saber o momento exato do seu ônibus, para não ter que ficar na parada esperando indefinidamente.

A próxima novidade, será o passe desdobrado, através do qual o passageiro pode descer em qualquer parada e pegar outro ônibus, de outra linha, no espaço de tempo determinado, isso para que não se pague duas ou mais passagens quando o itinerário a ser feito não sede enquadre em uma das linhas existentes.

“Estamos avançando, em segurança e conforto. Imperatriz é uma cidade grande, de mobilidade complicada. Na medida em que a gente faz um sistema de transporte moderno e atrativo, a vida das pessoas fica mais fácil e o trânsito melhora e se desafoga. Essa é a nossa meta”- diz o prefeito Assis Ramos.

Prefeito