Notícias

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Prefeitura amplia internet de alta velocidade nas escolas da Zona Rural

A iniciativa já contemplou seis escolas da rede municipal

Publicado em: 21/08/2019 por Ariel Rocha

Secretaria de Educação

Prefeitura amplia internet de alta velocidade nas escolas da  Zona Rural

O Programa de Inovação traz melhorias ao trabalho dos professores e o ensino dos alunos. (Foto: Agência)

A Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria de Educação, Semed, já levou o serviço rápido de conexão á rede para seis escolas da zona rural do município, num convênio com o Governo Federal pelo Programa de Inovação Educação Conectada, que tem o objetivo de promover na Educação Básica o acesso universal à internet de alta velocidade.   Agora o Município vai ampliar esse trabalho levando o projeto para mais 25 colégios de setores distantes da área urbana.

Apesar da internet ser uma realidade na vida dos alunos e professores dessas escolas, a velocidade disponível atualmente através do Internet Rural nos 31 colégios é limitada a 2 megabytes de velocidade. O Programa de Inovação expande o serviço para a velocidade mínima de 10 megabytes.  

Para o Diretor de Departamento de Tecnologia da Educação da Semed, Gabriel Pereira, o acesso dos alunos a uma internet de qualidade representa também uma maior qualidade no processo educativo. “Esses recursos tecnológicos devem ser utilizados como ferramentas pedagógicas, proporcionando assim um melhor aprendizado para os alunos”, comentou.

A internet é uma grande ferramenta que tem revolucionado o ensino. Josenildo Ferreira, secretário de educação, explica a importância da iniciativa. "O Programa de Inovação traz melhorias ao trabalho dos professores como a realização de chamadas online, utilização de ferramentas e recursos tecnológicas educacionais. Os alunos também são beneficiados com o aprimoramento do processo de aprendizado e interações com possibilidades mais modernas". 

As escolas contempladas até agora são Escola Sumaré no setor Sumaré, Escola Tomé de Sousa no Olho d' Água, Escola São Félix no Povoado São Félix, Escola Juscelino Kubitschek em Petrolina e Escola Moreira Neto na Lagoa Verde. O sexto colégio é a escola Amizade, no bairro Bom Jesus, que não está propriamente localizada na Zona Rural, mas está distante do grande centro. 

 

Notícias