Notícias

PLANEJAMENTO

Prefeitura participa da 3º reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2021

Reunião tratou das etapas da pesquisa, bem como o direcionamento, parcerias, divulgação e ações pertinentes para coleta de dados

Publicado em: 11/03/2021 por Islene Lima

Prefeitura participa da 3º reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2021

As informações cedidas ao colaboradores do IBGE, serão sigilosas amparadas por lei. (Foto: Islene Lima)

Na manhã desta quinta-feira, 11, a Prefeitura de Imperatriz participou de forma remota da 3º reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2021, que visa analisar a população, incluindo natalidade, crescimento demográfico, evasão escolar, entre outras temáticas que vão gerar dados para uma observação do cenário brasileiro em 2021.

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, o encontro foi ministrado pelo coordenador estadual das reuniões de planejamento e acompanhamento do Censo demográfico, Wellington Georges, que abordou os pontos cruciais para o recenseamento.

“Diferente dos anos anteriores, hoje estamos de forma remota tratando do Censo 2021, juntamente com órgãos públicos e privados. E por ser um ano atípico, teremos que ter mais cautela e mais que nunca precisaremos contar com a cooperação da população na ação”, relata Wellington.

Ele ressalta que a pesquisa será aplicada em Imperatriz, para que posteriormente os dados produzidos atenda os diversos meios como, repasse de verbas e implementação das mais diversas políticas públicas, com ênfase para educação e saúde.

Vale destacar, que a Prefeitura, como nos anos anteriores, é parceira do IBGE, e vai contribuir no que for necessário, a exemplo, o coordenador Wellington, salienta que o município vai disponibilizar quatro locais temporários de apoio para supervisores e recenseadores durante a coleta dos dados.

Aos interessados em fazer parte da coleta de dados do Censo 2021, as inscrições para ACM e ACS vão de 19 de fevereiro a 15 de março, e para recenseador, de 23 de fevereiro a 19 de março, pelo site www.cebraspe.org.br/concursos/

Você sabia?

O Censo é realizado a cada 10 anos, tendo abrangência nacional, chegando na zona urbana, rural, áreas indígenas e quilombolas. Os dados apresentam um panorama detalhado da população brasileira, onde são levado em consideração todos os víeis sociais, econômicos, perfis, entre outros.

Notícias