Notícias

EDUCAÇÃO

Prefeitura realiza Cidadania na Faixa na Getúlio Vargas

Projeto de conscientização é iniciativa da Secretaria de Trânsito e conta com ações em diversos bairros de Imperatriz

Publicado em: 01/02/2022 por Islene Lima

Secretaria de Trânsito e Transportes

Prefeitura realiza Cidadania na Faixa na Getúlio Vargas

Ação ocorreu na Avenida Getúlio Vargas, esquina com Rua Alagoas, no Centro. (Foto: Gil Carvalho)

Com objetivo de promover maior segurança nas vias da cidade, e prestar educação no trânsito, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), realiza ostensivamente o projeto “Cidadania na Faixa”, visando a conscientização de condutores sobre os direitos e deveres em faixas de pedestres.

Com uma equipe especializada no assunto, as ações desenvolvidas nas faixas de pedestres abordam principalmente os cuidados básicos previstos em lei, tais como: Respeitar a sinalização; manter a distância mínima entre um carro e outro; não usar celular; redobrar a atenção principalmente nas faixas de pedestres e áreas destinadas à ciclistas; não parar em fila dupla, entre outras medidas cruciais para um trânsito seguro.

A coordenadora do projeto “Cidadania na Faixa”, Teresinha Miranda, destaca que desde a implementação do projeto, muitos dos acidentes que ocorriam por conta principalmente do avanço de veículos nas faixas de pedestres, deu uma diminuída.

“O nosso trabalho é de formiguinha, infelizmente os nossos condutores recebem apenas as instruções que aprendem na autoescola, não existe uma educação desde criança até a fase adulta contínua, ou seja, o projeto é de grande relevância, pois ajuda a mudar essa visão distorcida dos direitos e deveres com relação às faixas de pedestres na nossa cidade”, afirma Teresinha.

No Brasil a cidade modelo em ações voltadas para atenção nas faixas de pedestres é Brasília – DF, onde em 2021 houve uma queda de 26% de mortes no trânsito devido às ações desenvolvidas em pontos estratégicos, igualmente ocorre em Imperatriz, através da Secretaria de Trânsito, que trabalha não só nas faixas de pedestres, mas em escolas, universidades e nos setores públicos e privados.

A coordenadora enfatiza ainda que a não obediência à regra de dar preferência de passagem a pedestre, e a veículo não motorizado, que se encontre na faixa, resulta em infração gravíssima com multa de R$293,47, mais 7 pontos na carteira.

Notícias