Prevenção

SAÚDE DO HOMEM

Mutirão azul realiza mais de 3 mil atendimentos em Imperatriz

Ação faz parte da agenda anual da unidade móvel oncológica, que nesta semana intensificou ações voltadas à saúde do homem

Publicado em: 08/11/2019 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Mutirão azul realiza mais de 3 mil atendimentos em Imperatriz

O mutirão azul ganhou destaque oferecendo, além de exames, o atendimento médico com urologista (Foto: Edmara Silva)

A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio da unidade móvel oncológica realizou durante esta semana, 4 à 8 de novembro, ações voltadas ao Novembro Azul, mês utilizado mundialmente para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Os serviços de saúde ofertados foram: atendimento com médico urologista; exame de PSA; toque retal; dosagem de colesterol, triglicérides, glicemia e avaliação cuidadosa da região genital, para possíveis sinais de câncer de pênis ou outros problemas.

Mesmo com as campanhas de saúde intensificadas na gestão do prefeito Assis Ramos, a saúde masculina ainda apresenta riscos em relação aos seus cuidados, como explica a gerente da atenção básica, Sormanne Branco. “Ao iniciar a vida sexual, a mulher procura um ginecologista, que passa a ser médico de avaliação periódica. Atitude que faz toda diferença! Já os homens tendem a procurar o médico apenas quando apresentam sintomas, mas deveriam fazer o contrário, como as mulheres e ter um urologista para acompanhamento toda vida. Especialmente os que apresentam fatores de risco”.

Este ano o mutirão azul ganhou destaque oferecendo, além de exames, o atendimento médico com urologista, como esclarece a coordenadora do setor de oncologia, Vilenice Batista. “O diferencial foi o atendimento realizado pelos médicos urologistas que trabalham na saúde municipal, que além dos exames físicos solicitaram os de biópsia de alguns pacientes. A procura pelo atendimento na unidade móvel foi alta, com mais de 3 mil atendimentos nesta semana. Muitos pacientes que precisavam de um retorno médico aproveitaram a oportunidade para se consultarem”. 

É importante frisar que a unidade móvel de oncologia oferta serviços voltados à saúde do homem e da mulher durante todo o ano. O atendimento é simples, rápido e não possui burocracia, para isso basta o paciente levar um documento de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde, Sus, e um comprovante de endereço. 

Prevenção

A forma mais simples de prevenção ainda é adotar hábitos saudáveis, como: uma alimentação saudável e equilibrada; não fumar; identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol; manter um peso saudável; praticar regularmente atividades físicas diminuem e muito o risco de doenças, inclusive o câncer. 

Outro ponto são os exames preventivos, onde a Sociedade Brasileira de Urologia preconiza testes a partir dos 50 ou aos 45 anos se tiver fatores de maior risco, como obesidade, raça negra ou histórico familiar. Quanto o diagnóstico da doença for o mais rápido, maiores são as chances de cura.

A unidade móvel segue agenda com os atendimentos nos respectivos locais:

- 11 e 12 de novembro - 1º Ciretran, Rua Euclides da Cunha, 100, Bacuri;

- 13 de novembro - UBS Milton Lopes, Ação Social Saúde do Homem;

- 14 de novembro -  UBS Vila Lobão;

- 18 de novembro - UBS Parque do Buriti;

- 19 de novembro - UBS Vila Nova, Ação Social Saúde do Homem;

- 21 de novembro - CRAS Santa Lúcia, Recanto Universitário;

- 22 de novembro - Toyota - Umuarama;

- 23 de novembro - Caminhada Azul;

- 25 de novembro - UBS Nova Imperatriz;

- 26 de novembro - Fribal;

- 27 de novembro - UBS Santa Rita - Ação Social Saúde do Homem;

- 28 de novembro - Imbiral, Ação Social Saúde do Homem;

- 29 de novembro - Igreja Assembleia de Deus da Lagoa Verde, Avenida Bayma Júnior, S/N, Povoado Centro Novo.

Prevenção