Prevenção

CONSCIENTIZAÇÃO

Secretaria da Mulher realiza ações do Setembro Amarelo

A prevenção ao suicídio é uma responsabilidade dos setores da saúde, educação, assistência social e sociedade civil

Publicado em: 11/09/2019 por Islene Lima

Secretaria de Políticas para Mulher

Secretaria da Mulher realiza ações do Setembro Amarelo

O acolhimento e o suporte são ferramentas indispensáveis para a prevenção do suicídio. (Foto: Patrícia Araújo)

Nesta manhã, 11, a Prefeitura através da Secretaria da Mulher, realizou uma palestra no Centro de Referência de Assistência Social, Cras do São José, a respeito do Setembro Amarelo. Mês em que se conscientiza sobre a prevenção do suicídio para discutir questões que permeiam o tema.  

Na ocasião a psicóloga Rosilene Pereira, ministrou o bate papo para  20 pessoas, a fim de conscientizar não só mulheres, mais todos os que estavam presentes. “A educação é considerada uma das primeiras medidas preventivas para prevenção do suicídio. Falar sobre o assunto, e quebrar esse tabu é de extrema relevância, ou seja, precisamos falar com as pessoas, esclarecer e abrir espaço para falar sobre o suicídio”, afirma Rosilene.

Para a secretária, Edna Ventura, campanhas como esta podem evitar várias tragédias. “Por muito tempo, o suicídio foi colocado como um grande tabu em nossa sociedade. Imaginava-se, tempos atrás, que falar sobre isso poderia estimular as pessoas a tirar a própria vida. Mas sabemos que isso não é verdade, ao contrário, é a solidão que pode potencializar esse risco”, ressalta.

Vale enfatizar que a Secretaria da Mulher durante todo o mês realiza ações voltadas para a campanha do Setembro Amarelo. Confira a programação das palestras.

12/09 - Cras Bom Jesus às 15h

13/09 - Cras Cafeteira às 15h

18/09 – Escola Tocantins às 15h

19/09 – Cras Bacuri às 16h

20/09 – Cras Santa Rita 15h

25/09 – Cras Santa Rita, Grupo de Condicionadas às 14:30h

26/09 – Parque das Palmeiras às 15h

27/09 – Escola Graça Aranha às 15h

 

Prevenção