Prevenção

SAÚDE

Setembro Amarelo: Campanha de prevenção do suicídio é realizada pela Secretaria da Mulher

Objetivo é levar prevenção e informação a diversos setores

Publicado em: 06/09/2019 por Islene Lima

Secretaria de Políticas para Mulher

Setembro Amarelo: Campanha de prevenção do suicídio é realizada pela Secretaria da Mulher

Tema da campanha Setembro Amarelo é "Falar é a melhor solução" (Foto: Assessoria)

A Prefeitura de Imperatriz através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulher, SMPM, realizou nessa semana roda de conversa em alusão ao Setembro Amarelo, com funcionários da empresa Credshop. Objetivo da iniciativa é conscientizar a população sobre sinais e tratamentos para prevenção do suicídio. Ações irão percorrer diversos setores, entidades, órgãos e empresas da cidade. 

Ministrada pela psicóloga, Rosilene Pereira, a atividade abordou as causas multifatoriais do suicídio, mitos e dicas de prevenção e onde procurar ajuda. “A atividade foi uma realização da Secretaria Municipal da Mulher, levando informações importantes para todos os âmbitos da sociedade, a fim de promover conhecimento a cerca do assunto”, afirma Rosilene.

Para a secretária Edna Ventura, o clico de palestras em diversos lugares da cidade será uma das prioridades do órgão para esse mês. “Mesmo se tratando de um grande problema de saúde pública, nós queremos contribuir e informar que suicídio pode ser evitado se identificado em tempo prévio”, enfatiza.

Vale ressaltar que segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida no mundo, a cada ano. “Permitir que as pessoas desabafem e falem sobre seus sentimentos sem receber críticas é um meio de evitar que se busque na morte a solução para as dores”, explica a psicóloga Rosilene.

Ela aproveitou para alertar sobre sinais que indicam um pedido de socorro como oscilação de humor, isolamento, ameaças de suicídio freqüentes, tratar de vários assuntos pendentes ou fazer testamento, tristeza excessiva e dizer frases como “ Não aguento mais essa vida”, “ Quero sumir” são um dos inúmeros sinais. 

Prevenção