Prevenção

ACESSO FACILITADO

Unidade Móvel Oncológica atenderá no Povoado Coquelândia em julho

Exames preventivos serão realizados durante 15 dias, sem filas e sem pré-agendamento

Publicado em: 29/06/2018 por Reginaldo Santos

Secretaria de Saúde

Unidade Móvel Oncológica atenderá no Povoado Coquelândia em julho

Ônibus atendeu na vila nova, vila Ipiranga e Terminal Rodoviário Jackson Lago. (Foto: IMADRONEBR)

A Secretaria Municipal de Saúde, Semus, convida moradores do Povoado Coquelânida para atualizarem seus exames preventivos dos cânceres de colo do útero (PCCU), mama (mamografia), pele (consulta dermatológica) e próstata (PSA). “O ônibus rosa” disponibilizará seus serviços na comunidade nas duas primeiras semanas de julho.

“É importante descentralizar os atendimentos levando consultas e exames especializados às comunidades rurais” – ressaltou o secretário de Saúde, Alair Firmiano. Ele pontuou ainda, que é uma oportunidade para os trabalhadores que se expõem excessivamente ao sol, atestar que não têm lesão suspeita de câncer de pele, e caso tenha, fazer o tratamento.

A coordenadora do programa ressalta que os atendimentos são realizados sem a necessidade de formar filas e sem pré-agendamento, das 7h às 11h e das 14h ás 17h, é necessário levar o cartão SUS e comprovante de residência. “O usuário que nos procurar será atendido e receberá o resultado do seu exame dentro de aproximadamente 15 dias” – afirma Vilenice Batista.

“Caso o exame tenha diagnóstico suspeito, resultado é entregue em uma consulta no Complexo de Saúde Três Poderes, para início dos procedimentos complementares, e, se confirmado o câncer, ele é direcionado à Rede de Oncologia Pública” reitera a coordenadora.

O ônibus, adaptado com consultórios e área de atendimento específica, possui equipe multiprofissional, formada por dermatologista, oncologista, enfermeiro, técnicos de enfermagem, radiologia, motorista e auxiliar administrativo.

Prevenção