SAMU

COMEMORAÇÃO

SAMU Imperatriz completa 18 anos com homenagens aos profissionais da equipe

São mais de 190 profissionais que atendem a população no município e na região

Publicado em: 22/03/2023 por Aleilton Santos

Serviço de Atendimento Móvel e Urgência

SAMU Imperatriz completa 18 anos com homenagens aos profissionais da equipe

O SAMU Regional de Imperatriz tem 14 bases que atendem 36 cidades na região (Foto: Aleilton Santos)

Dia de muita celebração aos 18 anos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 - Regional de Imperatriz. O momento aconteceu nesta quarta-feira (22), e contou com homenagens aos profissionais que realizam os serviços diariamente para a população.

Durante as homenagens, a coordenadora do SAMU Regional, Kelma Costa, reconheceu o esforço e a dedicação de todos os profissionais que trabalham em prol da sociedade. Na ocasião, a coordenadora também destacou a chegada de novos uniformes para todos os profissionais.

O SAMU foi instalado em Imperatriz pela Portaria n° 326, de 4 de março de 2005, sendo inaugurado no dia 22 do mesmo mês. Devido à importância do serviço e da necessidade dos municípios próximos, entrou em vigor a portaria 1.900, de 5 de setembro de 2012, tornando o SAMU 192 em Regional, com 14 bases descentralizadas que atendem 36 cidades e um público de mais de 1 milhão de habitantes.

“Diariamente nossos profissionais atendem a população de Imperatriz, além de várias cidades da região com urgência e emergência. São quase 900 atendimentos por mês, entre atendimentos clínicos, pediátricos, traumáticos, psiquiátricos, entre outros. Para melhorar nosso atendimento, os profissionais estão sempre passando por capacitações que refletem diretamente para a população”, explicou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

Quem também reconheceu a importância do SAMU Regional, foi a secretária adjunta de Saúde, Doralina Marques. “É um dos programas com mais excelência no nosso município, sendo muito importante reconhecer o trabalho de todos os profissionais que realizam o seu trabalho com muito amor. É um programa que cumpre com todas as normativas do Ministério da Saúde, e precisam do reconhecimento para que assim, nossos profissionais continuem lutando para salvar mais vidas todos os dias”, disse.

Números

  • O SAMU 192 - Regional de Imperatriz, atendeu em 2022 a 10.777 ocorrências, são em média 898 atendimentos por mês.
  • 54% dos atendimentos foram casos clínicos (pacientes com hipoglicemia ou hiperglicemia, Covid-19, pico hipertensivos, que dependendo do agravo podem evoluir para AVC ou infarto, ou até mesmo irem a óbito).
  • 25% dos atendimentos foram traumas, como: ferimento por arma branca, por arma de fogo, agressões físicas e acidentes de trânsito (somente os acidentes de trânsito representam 15%, dando uma média de 4 atendimentos por dia);
  • 13% das ocorrências atendidas são transferências inter-hospitalares que são aquelas onde o SAMU transfere um paciente grave para outra unidade hospitalar (ex. UPA para o Macrorregional);
  • 8% foram outros envios de viaturas onde não tinha pacientes, foram removidos por outros meios, ao chegar paciente não quis mais ser atendido ou era trote.

SAMU