Notícias

SAÚDE

Saúde do Município fez 18 mil atendimentos em dois meses

Número leva em consideração pacientes de Imperatriz e cidades vizinhas

Publicado em: 09/03/2021 por Assessoria de Comunicação

Secretaria de Saúde

Saúde do Município fez 18 mil atendimentos em dois meses

A rede de saúde do município oferece para os pacientes, infectados pela Covid-19, atendimento, testagem, medicação e, quando necessário, encaminhamento para internação. (Foto: Edmara Silva)

As 4 Unidades Básicas de Saúde, UBS, do município transformadas em postos de atendimento às síndromes gripais, da Vila Nova, na Cafeteira, Milton Lopes, no Bacuri, e Maria Aragão, no Parque Alvorada e Vilinha, abertas das 08h às 20h; já receberam 18 mil pessoas para atendimento, testagem, medicação e, quando é o caso, encaminhamento para internações, nestes primeiros 70 dias de 2021.

A Unidade de Pronto Atendimento, UPA, do São José, 24 horas, é porta aberta para casos moderados da Covid-19, e o Hospital de Campanha do Município recebe os quadros mais avançados, para internação. Essa rede funciona desde o início da pandemia; o Hospital de Campanha, com 59 leitos, dos quais 10 são de UTI, é o primeiro do estado, tem usina própria de oxigênio e em nenhum instante restringiu sua capacidade de atendimento, mesmo nos meses em que os registros de covid-19 se reduziram a cerca de 20%, em relação ao que se verificaram nos dois picos, de abril do ano passado e o atual.

A cidade tem cerca de 260 mil habitantes, mas os portadores do Cartão SUS com endereço daqui passam dos 800 mil. O Maranhão tem 217 municípios, mas em menos de 10 existem leitos de UTI; Imperatriz socorre pacientes de pelo menos 100 municípios, deste estado, do Tocantins e do Pará.

Com 10 mil vacinados até aqui, a imunização só se concretizou até o momento para menos de 5% da população residente, índice muito baixo, principalmente porque, além dos 260 mil habitantes, há uma população flutuante, de cerca de 70 mil pessoas das outras cidades que diariamente se utilizam de Imperatriz. A chamada “população econômica”, dos que consomem serviços daqui, de saúde, educação, comércio, indústria e demais atividades, passa de 1 milhão de pessoas. 

O ritmo da vacinação é ditado pelo Ministério da Saúde, que distribui as doses via governos estaduais, à medida que recebe dos fabricantes externos e internos.

Além da rede municipal, tem a estadual, que atende Imperatriz e região com cerca de 190 leitos, sendo 61 de UTIs, e os hospitais Unimed e Santa Mónica. Ontem, Associação Comercial e Industrial de Imperatriz abriu o segundo hospital de campanha da cidade, na Centro de Convenções, com 60 leitos, 10 de UTI. Essa nova unidade reúne esforços da própria ACII, que cedeu o espaço; do Governo do Estado, que entrou com pessoal e material, e da Suzano, que ofertou R$ 3 milhões para a montagem do hospital.

Notícias