Saúde do trabalhador

CAMPANHA

Cerest alerta sobre uso adequado da voz

Equipe conversou com profissionais de TV e rádio

Publicado em: 18/04/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Cerest alerta sobre uso adequado da voz

Palestras e visitas a profissionais marcam Semana Mundial da Voz em Imperatriz (Foto: Edmara Silva)

Parte da programação da Semana da Voz, iniciada na última segunda feira, 16,  as visitas aconteceram na manhã desta quarta-feira, 18.  Objetivo, segundo explica a fonoaudióloga do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, CEREST, Fernanda Duarte, é chamar a atenção dos profissionais para os riscos do uso inadequado da voz. Orientações e materiais informativos foram distribuídos aos trabalhadores.

Na TV mirante, primeiro veículo visitado, equipe passou pelo departamento de jornalismo e na rádio – onde a fonoaudióloga aproveitou para esclarecer em entrevista sobre ações preventivas. “Uso correto da respiração do diafragma, ingerir muito líquido em temperaturas frescas ou ambiente e frutas ricas em água; evitar pigarrear excessivamente e bebidas alcoólicas são cuidados básicos para o dia a dia” – reforçou.

Fernanda alertou ainda sobre a necessidade de acompanhamento profissional especializado. “O grande problema é que boa parte dos profissionais só nos procuram quando já estão adoecidos e o ideal é prevenir, procurar o fonoaudiólogo periodicamente, e não somente quando já tiver sentido o problema” – afirmou, ao ressaltar que o Cerest disponibiliza o serviço gratuitamente.

O locutor Mano Santana, é parte da estatística afetada pelos problemas de voz e reconhece a importância do trabalho de propagação desse alerta. “Muita gente precisa da informação, porque fazer uso da voz, todo mundo faz, mas da forma correta, poucos sabem. Eu mesmo só sei porque faço acompanhamento com a fono da empresa, e só aprendi quando já estava com problema sério de pigarro, mas hoje tomo os devidos cuidados” – relatou.

Atividades da Semana da Voz seguem nessa quarta feira, às 14h com palestra no Senac e na quinta-feira, 19, com palestra no CRAS Bacuri.

Saúde do trabalhador