Saúde

PREVENÇÃO

08 de abril: Dia Mundial de Combate ao Câncer

Prefeitura atua no diagnóstico precoce e no tratamento de casos positivos

Publicado em: 08/04/2020 por Ariel Rocha

Secretaria de Saúde

08 de abril: Dia Mundial de Combate ao Câncer

Localizado no Três Poderes, o Setor de Oncologia é responsável pela triagem médica dos pacientes, com o atendimento dos casos suspeitos e positivos. (Foto: Arquivo)

Nesta quarta-feira, 08, comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer, com objetivo de chamar atenção para os índices desse conjunto composto por mais de 100 doenças. A estimativa é que a incidência de novos casos aumente 78% nos próximos 20 anos no Brasil, de acordo com os dados da Agência para a Pesquisa do Câncer, de 2018. Nesse sentido, a Prefeitura de Imperatriz, por meio do Setor de Oncologia do Centro de Especialidades Médica, CEMI, da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, atua nas frentes de prevenção e tratamento da doença.

Localizado no Três Poderes, o setor é responsável pela triagem médica dos pacientes, com o atendimento dos casos suspeitos e positivos. A coordenadora, Vilenice Batista, explica que perante a suspeita, o paciente procura o departamento Oncológico. “Conferimos resultados de exames e solicitamos os necessários, juntamente com médicos especialistas. Se o resultado der positivo, fazemos o cadastro dele no sistema e a Regional de Saúde libera a vaga para esse paciente fazer o tratamento”, disse.

Abrange também as pessoas que procuram a Unidade Móvel de Combate e Prevenção ao Câncer, que atendeu mais de 45 mil pessoas em 2019. Objetivo do ônibus é facilitar o acesso da população aos exames nos bairros, atuando na prevenção através do diagnóstico precoce. "O ônibus roda todos os bairros de Imperatriz ofertando os exames e descentralizando o atendimento, com intuito de descobrir os casos o quanto mais cedo possível”, explicou a coordenadora do setor.

Na Oncologia Municipal não apenas são recebidos pacientes de Imperatriz. Pessoas de outras cidades passam por triagem no local e são atendidos por médico especialista. Porém os exames são realizados na cidade de origem dos pacientes, com o retorno para atendimento mediante os resultados. “Por vezes, essas cidades da região não possuem médicos oncológicos. Então, para ajudar, atendemos esse paciente com a consulta e solicitação de exames. Tudo para adiantar o processo”, completou Vilenice Batista.

Saúde