Saúde

PREVENÇÃO

15 de maio, Dia Nacional de Controle de Infeção Hospitalar

Segundo o Ministério da Saúde, medidas simples podem ajudar a combater o problema

Publicado em: 15/05/2020 por Islene Lima

Secretaria de Saúde

15 de maio, Dia Nacional de Controle de Infeção Hospitalar

A  data visa conscientizar, prevenir e reduzir os números de casos de infecção hospitalar no Brasil (Foto: Patrícia Araújo)

O Dia Nacional de Controle de Infecções Hospitalares é comemorado hoje, 15 de maio. As unidades de saúde tendem a ser locais mais propícios à transmissão de algumas bactérias, caso não ocorram medidas preventivas. 

A data visa conscientizar, prevenir e reduzir os números de casos de infecção hospitalar no Brasil, principalmente agora em época de pandemia, por conta do coronavírus. Diante disso, a Prefeitura por meio da Secretária Municipal de Saúde, Semus, dispõe de uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, CCIH, constituída por servidores efetivos, para garantir segurança e evitar danos à saúde de pessoas que circulam em ambiente hospitalar. 

A enfermeira Cláudia de Sousa Fidelis e a médica infectologista Silva Ferreira, são do quadro efetivo da Prefeitura e integram a comissão. Cláudia explica que conforme prevê as normas e orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, todas as medidas e cuidados necessários são realizados no Hospital Municipal de Campanha Covid-19, como em outras unidades de atendimento. 

"Nossas medidas de prevenção e controle começam na chegada do paciente, no atendimento e durante toda a assistência prestada. Temos equipamentos de proteção individual, EPI, fazemos higiene das mãos, temos capacitação para os profissionais de saúde sobre o uso de EPI, como o processamento de produtos para a saúde, limpeza e desinfecção de superfície, processamento de roupas, tratamento de resíduos, orientações para a Unidade de Terapia Intensiva, UTI, cuidados com o corpo após a morte, dentre outras ações que ajudam no combate às infecções hospitalares", afirma. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, estima - se que no Brasil 14 % dos pacientes internados em hospitais morrem devido às infecções hospitalares, portanto é imprecisável que todos colaborem, pacientes, profissionais e visitantes. 

Além da higienização das mãos é aconselhável: 

Não visitar o paciente caso esteja enfermo

Não andar com alimentos no hospital

Manter as unhas curtas e limpas, sem esmalte

Não sentar no leito do paciente 

 

 

 

Saúde