Saúde

PROGRAMA

Ambulatório Especializado em Obesidade será implantado em Imperatriz

Iniciativa fortalece linha de cuidado da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas

Publicado em: 13/08/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Ambulatório Especializado em Obesidade será implantado em Imperatriz

Reunião busca definir logística de atendimento de Ambulatório Especializado em Obesidade (Foto: Maria Almeida)

Foi realizado, na manhã desta segunda feira, 13, primeiro encontro de planejamento para implantação do Ambulatório Especializado em Tratamento de Obesidade. Na reunião, foram discutidas linhas de cuidado, como será a implantação do serviço e a composição da equipe multiprofissional que atenderá o programa.

A previsão é que o ambulatório comece a funcionar ainda em agosto, com nutróloga, endocrinologia, nutricionistas, médicos e enfermeiros. Logística prevê atendimento para toda segunda e terça-feira, em horário de atendimento especial, até as 21h, na Unidade Básica de Saúde, UBS Três Poderes.

No ambulatório será trabalhada a prevenção e o tratamento da obesidade. “Com isso, vamos diminuir custos com cirurgias bariátricas, fazer acompanhamento pós-cirúrgico em Imperatriz, evitando transferência de pacientes via TFD, e o que é mais importante, melhorar a qualidade de vida da população, bem como diminuir incidência de doenças crônicas como diabetes e hipertensão” – explicou o secretário de Saúde, Alair Firmiano.

De acordo com a assessora de Planejamento e Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Saúde, SEMUS, Isabel Macedo, ambulatório faz parte da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas, redesenhada em março de 2017, com inclusão de três linhas de atenção: pacientes oncológicos, renais crônicos e obesos. “Este é o primeiro e único ambulatório do Estado e vai fazer uma grande diferença” – ressaltou.

Segundo ela, ambulatório atenderá população de Imperatriz, Davinópolis, Governador Edison Lobão, Montes Alto, João Lisboa, Ribamar Fiquene e Senador La Rocque. “Atendimentos serão organizados e agendados via sistema de regulação” - finalizou.

Saúde