Saúde

SERVIÇOS

Assinada ordem de serviço para construção de Centro Especializado de Reabilitação

Obra será executada no loteamento Jardim das Oliveiras

Publicado em: 14/07/2023 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Assinada ordem de serviço para construção de Centro Especializado de Reabilitação

Investimento para a construção do CER conta com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, e a contrapartida com verbas municipais (Foto: Edmara Silva)

Na comemoração de aniversário de 171 anos da cidade, a população ganha mais um presente. Nesta sexta-feira (14), a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), realizou assinatura da ordem de serviço para construção do Centro Especializado de Reabilitação de Imperatriz (CER), tipo 4. Unidade será a primeira da região e oferecerá serviços para Imperatriz e outras cidades pactuadas: habilitação e reabilitação à pessoa com deficiência intelectual, física, auditiva, visual e múltiplas deficiências, será construída no loteamento Jardim das Oliveiras.

Presente no evento, o vereador Pimentel, falou do trabalho que a Prefeitura tem executado por todos os bairros da cidade. “Admiro muito o prefeito Assis, pois quando ele é atacado, ele sempre responde com obras e muito trabalho. Assim, Imperatriz irá melhorar ainda mais. Estou feliz em participar do lançamento de mais uma obra, que irá beneficiar nossa população”.

O Centro contará com profissionais das especialidades: Neurologia, Psiquiatria, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Clínica Médica, Enfermagem, Fonoaudiologia, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Assistência Social, Nutrição e Pedagogia, entre outras, com cerca de 200 a 300 pessoas contempladas por dia. É o que explica a secretária de Saúde, Doralina Marques, que dá mais detalhes da construção. “Esse tipo de centro de reabilitação só tem em São Luís e agora em Imperatriz. Não foi fácil conseguir, mas quem ganha com isso são as pessoas. Pois os atendimentos aqui realizados irá melhorar diretamente a qualidade de vida da população. Esse é o SUS que todos nós queremos. A finalidade dos serviços que serão ofertados é diagnóstico, tratamento e recuperação motora, auditiva, intelectual e visual”.

O vice-prefeito, Alcemir Costa, falou que os desafios do SUS estão em todo o país. “Sabemos que a saúde pública tem inúmeros desafios diários, não apenas em Imperatriz, mas em todo o estado e por todo o país. Este centro fará diferença não só para Imperatriz, mas para toda a região com os municípios que terá os serviços pactuados, alcançando uma população carente que precisa da reabilitação”.

A deputada estadual, Janaina Ramos, que recentemente destinou ambulâncias e verbas para a saúde de Imperatriz, também prestigiou o evento e falou da importância da unidade. “Que alegria iniciarmos uma sexta-feira aqui, em Imperatriz, com muito trabalho. Quem vem buscar saúde em nossa cidade é porque aqui os problemas são resolvidos. Todos os dias centenas de pessoas vem das cidades vizinhas buscar aqui diversos atendimentos. Esse centro vai trazer um alento para a população de toda a região, com serviços de qualidade. Parabenizo o prefeito que tem trabalhado muito por nossa cidade”.

Assis Ramos explicou que o investimento para a construção do CER conta com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, e a contrapartida com verbas municipais, além do terreno e acrescentou. “No caminho das críticas, precisamos fazer uma reflexão. A verdade é que parte das pessoas não dá atenção e nem a devida repercussão às boas notícias. Hoje estamos aqui dando o primeiro passo para esta obra que é importantíssima, um grande centro de ações de saúde. Tenho orgulho do que temos realizado na saúde, sim e ainda vamos fazer muito mais, seguimos trabalhando”.

Unidade terá atendimento com profissionais altamente capacitados, técnicas inovadoras e equipamentos modernos para diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva.

Saúde