Saúde

OUTUBRO ROSA

Café da manhã com as princesas reúne mulheres em tratamento de câncer em Imperatriz

Evento faz parte da programação do Outubro Rosa e visa integrar as pessoas em tratamento

Publicado em: 20/10/2023 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Café da manhã com as princesas reúne mulheres em tratamento de câncer em Imperatriz

Apresentações culturais, depoimentos, um coffee break e muita emoção fizeram parte do momento (Foto: Maria Almeida)

Realizado na manhã desta sexta-feira (20), o café da manhã das princesas, organizado pela coordenação de Oncologia do Município, reuniu dezenas de mulheres, três homens e quatro crianças em tratamento de câncer na rede de saúde pública de Imperatriz. Esta é a sexta edição do evento que ocorre sempre neste período do ano como parte da programação da campanha Outubro Rosa e serve de motivação para quem está em tratamento e incentivo à prevenção.

Apresentações culturais, depoimentos, um coffee break e muita emoção fizeram parte do momento. “É uma forma de homenagear estas mulheres guerreiras que mesmo em meio a todas as adversidades, lutam com muita força, fé e dedicação. Elas passam por muitos momentos difíceis durante tratamento, processos que modificam física e psicologicamente suas vidas e aqui nos abraçamos e apoiamos umas as outras, além de viabilizar os procedimentos médicos necessários para o tratamento adequado de cada uma”, disse a coordenadora do setor de Oncologia, Vilenice Batista.

Uma das participantes, Francilia de Sá, diagnosticada, aos 46 anos com câncer de mama, conta que são nestes momentos que encontra apoio. “Eu estou fazendo tratamento há cinco anos e sempre estou participando deste café, aqui uma apoia a outra, debatemos como anda o tratamento e as reações. E é uma alegria, é muito bom está aqui com todas”, afirma.

Ela relata como descobriu a doença e deixa um recado para as mulheres. “Eu descobri amamentando minha filha, quando apalpei e percebi um nódulo estranho, então fui fazer ultrassom e em seguida a mamografia, que nunca tinha feito, quando veio a confirmação do câncer na minha mama direita. Então o conselho que eu dou é: mulheres não tenham medo, não deixem de procurar os serviços de saúde e fazer seus exames preventivos”, aconselhou Fracília.

Participaram do “Café das Princesas” 57 pessoas em tratamento de câncer, entre elas, um homem e quatro crianças que tratam leucemia; além de coordenadores da saúde, familiares de pacientes e o secretário adjunto de Saúde do Município, Ticiano Melo. Até o momento, 65 pessoas foram diagnosticadas com a doença este ano na rede municipal.  

“Aqui percebemos o cuidado e a dedicação que o setor tem com estas mulheres. E a gente fica feliz e até emocionado em perceber a humanização deste atendimento em uma área que é tão sensível e importante para as pessoas que são diagnosticadas com um câncer. Parabenizo a coordenadora e sua equipe pelo trabalho desenvolvido e tamanha dedicação, e o mais importante dizer, é que o serviço dessa equipe vai além do trabalho, externando em ações o amor ao próximo”, ressaltou Ticiano, que representou a secretária, Doralina Marques, que cumpre agenda de trabalho em São Luís.

Com alta incidência no Maranhão e no Brasil, o câncer de mama ainda é a causa de morte de milhares de mulheres. Em Imperatriz, no ano de 2022, só na rede municipal 103 foram diagnosticadas com câncer de mama e 70 com câncer de cólo uterino. Em 2023, de janeiro a outubro já foram diagnosticadas pela rede municipal, 65 casos de câncer de mama e 50 de cólo uterino. Para o diagnóstico precoce e combate à doença, o município oferece hoje na rede pública, consultas e exames de rastreio como ultrassons e mamografias.

Saúde