Saúde

PREVENÇÃO

Campanha Dezembro Vermelho orienta sobre a prevenção às IST/AIDS

A campanha foi aberta oficialmente na segunda-feira e no dia 1º uma ação foi realizada na Avenida Beira-Rio

Publicado em: 01/12/2020 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Campanha Dezembro Vermelho orienta sobre a prevenção às IST/AIDS

Profissionais de saúde fazem ação voltada para atender a população (Foto: Maira Soares)

Com um webinário temático sobre prevenção combinada, voltada aos profissionais das Unidades Básicas de Saúde, UBS, foi aberta oficialmente na segunda-feira, 30, a programação da campanha Dezembro Vermelho que tem por finalidade de prestar tratamento a pacientes, incentivar a prevenção a novos casos de AIDS e demais doenças sexualmente transmissíveis. Durante todo este mês serão realizadas várias atividades como pitstop, palestras, atendimentos, dentre outras ações voltadas para a população.

No Dia Mundial de Luta contra a AIDS, 1º de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio do Programa Municipais de Infecções Sexualmente Transmissíveis, IST/AIDS, realizou uma ação na noite de ontem na Avenida Beira Rio com distribuição de material educativo.

“Lá nossa esquipe distribuiu preservativos, material informativo e conscientizando as pessoas sobre o HIV e AIDs. Sempre gosto de lembrar que existem outras infecções sexualmente transmissíveis”, destacou a coordenadora do programa, Renata Pilar Nogueira.

O ponto alto da campanha será nos dias 7 e 8 de dezembro quando será realizada ação especial na Praça de Fátima, Centro, das 8h às 12h com a oferta de serviços como testes rápidos para HIV e Sífilis.

No dia 9 os profissionais de saúde vão participar de ação educativa voltada para um público especial, os policiais militares do 3º Batalhão da PM.

“Este dia e os demais dias de dezembro são muito importantes para nós lembrarmos sobre a prevenção do HIV e ISTs. Uma medida muito eficaz e que é gratuita é o uso de preservativos distribuídos gratuitamente nos postos de saúde”, frisou a coordenadora.

Renata Pilar ressaltou que a realização de testes rápidos é uma forma de prevenção, pois quanto mais cedo a doença for descoberta maior é a possiblidade de sobrevida e de qualidade de vida da pessoa infectada.

“Por isso a gente pede as pessoas que procurem os postos de saúde ou o programa de IST/AIDS para que possam realizar o teste rápido para um diagnostico precoce. Se você tem alguma dívida, nos procure, faça o teste e sempre use preservativo (camisinha)”, finalizou a coordenadora.

Números da AIDS em Imperatriz

O programa IST/AIDS funciona em horário comercial Escola Municipal Bilingue Telasco Pereira  que fica na rua Henrique Dias, no bairro São José do Egito, em razão do Complexo de Saúde do Parque Anhanguera está em reforma. No novo endereço do programa são ofertados vários serviços como testes rápidos que diagnostica IST/AIDS e outras doenças.

Também são oferecidos no local acompanhamento de pacientes com equipe multiprofissional, medicamentos dentre outros.

A coordenação do programa informou que atualmente o número de pacientes em tratamento é 2.370.

Saúde