Saúde

PREVENÇÃO

Campanha Dezembro Vermelho será iniciada na próxima sexta-feira em Imperatriz

Programação intensifica as ações de conscientização e prevenção ao HIV/AIDS e outras ISTs

Publicado em: 27/11/2023 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Campanha Dezembro Vermelho será iniciada na próxima sexta-feira em Imperatriz

Nos últimos cinco anos, 1121 pessoas foram diagnosticadas com o vírus, em Imperatriz (Foto: Edmara Silva)

Abertura da campanha Dezembro Vermelho será promovida pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde (Semus), na próxima sexta-feira (01). Evento será no auditório da Faculdade Anhanguera (Rua Maranhão, esquina com Barão do Rio Branco – Centro), a partir de 9h, e terá palestras com médico Pedro Mário e com a psicóloga Diana Saraiva.

Com tema “Você não é qualquer um”, as ações da campanha chamam atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. É um mês de luta contra a AIDS.

A secretária de Saúde, Doralina Marques, explica que o objetivo da campanha é intensificar as ações de conscientização e prevenção ao HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. Além disso, ela informa como buscar tratamento em Imperatriz. “A Prefeitura mantém o Programa Municipal IST/HIV/AIDS, que funciona no prédio do Complexo de Saúde do Parque Anhanguera. Lá temos uma equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, psicólogos, assistente social, farmacêuticos e bioquímicos, que realizam um excelente trabalho. Nos últimos cinco anos, 1121 pessoas foram diagnosticadas com o vírus, em Imperatriz e 136 pessoas morreram tendo o HIV como a causa principal”.

Marcela Sobrinho, coordenadora do programa, acrescenta ainda que “os jovens entre 17 e 35 anos foram os mais infectados e que 92% relatam não utilizar preservativo durante a relação sexual. Apenas uma relação desprotegida já é o suficiente para a contaminação. A prevenção será sempre a melhor proteção”.

Os testes rápidos podem ser realizados nas unidades Básicas de Saúde, mas é no Complexo de Saúde do Parque Anhanguera que funciona o programa e onde são realizados exames sobre a carga viral e sistema imunológico dos pacientes e entrega dos medicamentos, de forma constante.

Saúde