Saúde

PREVENÇÃO AO CÂNCER

I Seminário Saúde da Mulher inicia as atividades da campanha "Outubro Rosa"

Prefeitura realiza programação especial com quatro caminhadas pela cidade

Publicado em: 30/09/2019 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

I Seminário Saúde da Mulher inicia as atividades da campanha "Outubro Rosa"

Ações tem a finalidade de alertar a população para a prevenção ao câncer de mama e colo uterino. (Foto: IMADRONEBR)

Com o tema “Entre de peito nesta luta”, será aberta nesta terça-feira, 1º, a partir de 8h, a campanha “Outubro Rosa”, promovida pela Prefeitura de Imperatriz. Evento acontece no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, com a realização do I Seminário Saúde da Mulher: Diretrizes para Boas Práticas. Iniciativa objetiva alertar a população para a prevenção ao câncer de mama e colo uterino. 

“Do dia 1º ao dia 31 teremos várias ações, tanto no setor público quanto no privado. O seminário terá a presença de vários especialistas e, também, focamos nas caminhadas que é uma forma de chamar a atenção”, destacou a coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Mulher e da campanha, Thamisa Fialho. A ideia de aumentar o número de caminhadas em relação aos anos anteriores partiu da coordenação de Unidades Básicas de Saúde, UBS. 

No dia 5 de outubro será realizada a grande caminhada “Outubro Rosa” com início às 7h30 na Praça Brasil e encerramento às 11h na Praça de Fátima, Centro. Os interessados deverão se inscrever numa tenda na Praça Brasil, quando deverá trocar 1 kg de alimento não perecível (não vale sal, cuscuz e açúcar) oportunidade em que receberá uma camiseta personalizada. Já no dia 11 será realizada caminhada no Povoado Camaçari, no dia 23 será no Santa Rita e no dia 26 será a caminhada do Conjunto Nova Vitória I e II. 

"Na campanha Outubro Rosa a secretaria intensifica as ações no sentido de alertar a população para que procure os médicos nas nossas Unidades Básicas de Saúde, para prevenir e combater estas doenças", disse secretário Alair Firmiano, acrescentando o diferencial da gestão Assis Ramos.  

"A tendência sempre é o investimento em alta e média complexidade, esquecendo um  pouco a atenção primária, mas este é o diferencial da gestão do prefeito Assis que tem procurado intensificar as ações dentro da atenção primária", disse. 

Também serão realizadas blitz em pontos estratégicos, atendimentos especiais em UBS, Casa do Idoso Feliz, Centro de Referência em Assistência Social, Cras, do Bom Jesus, entre outras ações. O encerramento será no dia 31, às 17h em frente a Concha Acústica da Avenida Beira com atrações musicais e culturais.

 

 

Saúde