Saúde

Outubro Rosa

Campanha Outubro Rosa é lançada em Imperatriz

As atividades iniciaram na última segunda-feira (02), com uma blitz, e seguem até dia 28 com a caminhada de encerramento

Publicado em: 05/10/2023 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Campanha Outubro Rosa é lançada em Imperatriz

Secretário adjunto de Saúde, Ticiano Melo, fala sobre importância das parcerias para o bom funcionamento da saúde e da comunicação para continuidade dos atendimentos prestados (Foto: Maria Almeida)

Com tema “Unidas pela prevenção” o município lançou, oficialmente, na manhã desta quinta-feira (05), a campanha Outubro Rosa 2023, em Imperatriz. Evento contou com duas palestras, uma sobre “Estratégia para rastreamento do câncer de mama”, com a mastologista Germana Bastos, e outra sobre “Câncer de mama: desvendando mitos, fortalecendo a esperança”, com a enfermeira do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-MA), Márcia Cunha.

Solenidade contou com a presença da gestora regional de Saúde, Valéria Macedo; secretário adjunto de Saúde do Município, Ticiano Melo, que representou a secretária Doralina Marques; o coordenador da Atenção Básica do Município, Emmanuel Morais; a coordenadora do Programa Saúde da Mulher (PAISM), Keillane Marinho; a coordenadora da Unidade Móvel Oncológica, Vilenice Batista, e servidores da saúde.

“A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) preparou para este mês uma série de eventos de sensibilização, que inclui pitstop, atendimentos do “ônibus rosa”, pedal, café da manhã, entre outras ações, para falar sobre prevenção para esse público tão especial que são as mulheres. A gente vai estar na comunidade, nas Unidades Básicas de Saúde e esperamos que as mulheres compareçam!”, declarou Emmanuel.  

Com foco na conscientização sobre a necessidade de prevenção do câncer de mama, as atividades voltadas ao tema serão intensificadas nas repartições públicas e privadas. Durante todo o mês serão desenvolvidas ações em UBSs, palestras educativas em instituições, aumento na oferta de exames e atendimentos com a Unidade Móvel Oncológica em empresas, praças e igrejas.

Com alta incidência no Maranhão e no Brasil, o câncer de mama ainda é a causa de morte de milhares de mulheres. Em Imperatriz, no ano de 2022, só na rede municipal, 103 foram diagnosticadas com câncer de mama e 70 com câncer de cólo uterino. Em 2023, de janeiro a setembro, já foram diagnosticadas pela rede municipal, 60 casos de câncer de mama e 50 de cólo uterino.

Para o diagnóstico precoce e combate ao câncer de mama, o município oferece hoje na rede pública ultra-sons, mamografias, e demais exames preventivos.  E durante o mês de outubro, como objetivo de intensificar as ações de prevenção e facilitar o acesso aos exames, a Secretaria Municipal de Saúde aumentará o número ofertado para fortalecer as ações preventivas.

Confira a programação para o Outubro Rosa:

10/10 – 17h: Palestra no Bazar Ipanema

10/10 –8h: Ação UBS Boca da Mata

11/11 – 8h: Ação UBS Planalto

11/11 – 8h: Ação UBS Ouro Verde

16/10 – 8h: Palestra e pit stop na UBS Milton Lopes com a presença da Unidade Móvel Oncológica

16/10 – 8h: Ação UBS Camaçari

16/10 – 8h30: Ação UBS  Frei Tadeu

17/10 – 8h: Ação UBS Bacuri I

17/10 – 8h: Ação UBS Caema

18/10 – 8h: Ação Casa do Idoso Feliz

18/10 – 8h: Ação UBS Vila Macedo

18/10 – 8h: Ação UBS Osmarina Noleto Chaves

18/10 – 8h30: Ação UBS Maria Aragão

19/10 – 8h30: Ação UBS Ana Daves (Pq do Buriti)

19/10 – 8h: Ação preventiva UBS Vila redenção II

19/10 – 8h: Ação UBS São Salvador

19/10 – 8h: Ação UBS São José

19/10 – 8h: Ação UBS Sebastião Régis

24/10 – 8h: Ação UBS Pq Amazonas

26/10 – 8h:30 Ação UBS Vila Fiquene

28/10 – 7h30: Caminhada de encerramento

Dados Nacionais:

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.

Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23/100 mil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões sul e sudeste do Brasil.

Saúde