Saúde

AÇÃO

Caps de Imperatriz conscientiza pacientes sobre saúde do homem

Pacientes e servidores da saúde mental de Imperatriz participam de ação sobre Novembro Azul

Publicado em: 04/11/2020 por Regilson Borges

Secretaria de Saúde

Caps de Imperatriz conscientiza pacientes sobre saúde do homem

A ação também faz parte do tratamento de saúde mental dos pacientes (Foto: Maira Soares)

O tratamento voltado à saúde mental vai além da relação no consultório entre médico e paciente. Na manhã desta quarta-feira, 04 de novembro, foi realizado no Centro de Atenção Psicossocial, CAPS III, um momento de convivência com discussões voltadas à saúde do homem, em alusão ao mês de prevenção ao câncer de próstata, Novembro Azul.

Atendimento humanizado, que conta com momentos de convivência, fazem parte da rotina de quem procura os serviços da Rede de Saúde Mental de Imperatriz. A assistente social do CAPS, Larissa Carvalho, uma das responsáveis pelo momento de descontração desta quarta-feira, fala sobre a relevância das atividades terapêuticas.

“As atividades terapêuticas são muito importantes porque elas integram todo o processo de cuidado do paciente. Nós temos, além das consultas médicas e terapêutica medicamentosa, a terapia ocupacional. Isso faz com que o tratamento seja completo, e de uma forma positiva acrescente na evolução desse paciente”, conta Larissa.

Alunos das faculdades Ceuma e Unisulma, que fazem estágio no CAPS, também participaram da ação e foram recepcionados pelo coordenador do CAPS III, Patrício Silva. “Lutamos por dias melhores. 2020 é um ano de conquistas e deve ser vivido até o último dia. Trago saúde do homem como temática de hoje. Quanto mais a gente promove saúde, menos a gente adoece. Quando mais investimos em prevenção, menos pessoas procuram o hospital para tratar doenças”, ressalta.

SOBRE O CAPS

"Para tratar pessoas que possuem transtorno mental grave e persistente, o CAPS possui equipes especializada e multiprofissional. São cerca de 135 profissionais responsáveis por atender não só Imperatriz, mas diversas cidades que buscam apoio no município", explica a coordenadora da Rede de Saúde Mental, Kátia Carvalho.

Além do atendimento ser de portas abertas, o CAPS é referência em toda região no tratamento de saúde mental, que também busca reinserir as pessoas no convívio social. Qualquer pessoa pode buscar atendimento nos dispositivos de saúde, sendo eles: CAPS Infantojuvenil, CAPS AD Álcool e Drogas, CAPS III Renascer e o Ambulatório de Saúde Mental.

Qualquer pessoa que precise de ajuda pode procurar um dos locais de atendimento. Será feito uma triagem pelos profissionais e o paciente encaminhado para o tratamento adequado.

Saúde