Saúde

PREVENÇÃO

Combate a novo coronavírus contribui para reduzir filas na UPA São José

Número de pessoas diminuiu devido a descentralização do atendimento com Centro Ambulatorial

Publicado em: 19/05/2020 por Regilson Borges

Secretaria de Governo

Combate a novo coronavírus contribui para reduzir filas na UPA São José

De acordo com a gestão municipal, às 9h da manhã, o volume de pessoas na UPA São José foi bem diferente, quando comparado aos dias anteriores. (Foto: Maira Soares)

Com dois dias de inauguração do Centro Ambulatorial, no Centro de Convenções, para tratar pacientes com sintomas gripais iniciais, a UPA São José já registrou redução de até 50% de procura, na manhã desta terça-feira, 19 de abril. Resultado das políticas de enfrentamento ao novo coronavírus, Covid – 19, pela Prefeitura de Imperatriz. 

De acordo com a gestão municipal, às 9h da manhã, o volume de pessoas na UPA São José foi bem diferente, quando comparado aos dias anteriores. Para o secretário de Governo, Eduardo Soares, o resultado positivo da abertura do Centro Ambulatorial, e da diminuição das filas na UPA, vai desafogar os hospitais mais na frente. “As pessoas estão sendo tratadas desde o começo dos sintomas”, esclarece.

Já o Centro Ambulatorial de combate ao novocoronavírus, que foi inaugurado na segunda-feira, 18 de maio, conta com a contribuição da Guarda Municipal, Defesa Civil e Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Seplu, para organizar as filas e evitar aglomerações de quem procura assistência. O Centro também conta com apoio de parceiros da iniciativa privada e pública, como Exército, Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Governo do Estado e Unimed. 

NÃO ESSENCIAIS FECHAM A TARDE

Com a flexibilização do comércio na cidade, as regras de funcionamento para o serviço não essencial, em Imperatriz, ficaram mais rígidas. Fiscais da Prefeitura registram diminuição das pessoas em diversos pontos da cidade, tanto no Centro como em bairros mais distantes. Depois das 15h é o período em que as ruas começam a esvaziar.

Muitas empresas de serviços não essenciais, quando abrem as portas, funcionam apenas pela metade do dia. De acordo com Eduardo, como não pode haver comercialização dos produtos dentro das empresas, podendo funcionar apenas com delivery e drive thru, ou para pagamento de contas, alguns preferiram não abrir.

"A realidade atual requer novos comportamentos. Novas formas de comercializar. Por isso, a Prefeitura de Imperatriz teve a iniciativa inovadora de incrementar o delivery e drive thru, para os não essenciais, e assim eles saíssem do fechamento, e começassem a vender de forma segura. Não se compara com as vendas em tempos anteriores, elas poderão ser menores, mas sairão do zero e começarão a vender diariamente", ressalta o secretário de Governo.

Saúde