Saúde

PROGRAMA SOCIAL

Consultório de Rua mantém atendimento normal na pandemia

O programa é desenvolvido pelo município em parceria com o Governo Federal

Publicado em: 19/03/2021 por João Rodrigues

Secretaria de Saúde

Consultório de Rua mantém atendimento normal na pandemia

Programa Consultório na Rua, também, atende fora do centro da cidade. (Foto: Maira Soares)

Mesmo com a segunda onda da Covid-19, a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, mantém as ações de rotina do programa Consultório de Rua, voltado para o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social que vivem em situação de rua. O programa é desenvolvido pelo município em parceria com o Governo Federal.

A média é de 80 atendimentos por mês, número que já foi bem maior. A coordenadora do programa, Flávia da Silva, revelou que a redução se deu em razão de algumas pessoas terem, assustadas com os casos de Covid-19, ido para abrigos.

A equipe multidisciplinar do programa é composta por médico, enfermeira, psicólogo, assistente assistente social, além de técnicos de enfermagem. Todas as noites, de segunda à sexta-feira, realiza uma rota pelos locais onde o público-alvo está, levando vários tipos de atendimentos.

“O Consultório na Rua não parou de jeito nenhum, a equipe vai todos os dias para a rua para atender os pacientes, já leva o kit e adota os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. A médica vai e analisa os pacientes e, se estes tiverem com algum sintoma, já são encaminhados para a UPA , ambulatórios ou outro local conforme a necessidade”, destacou a coordenadora.

Além do centro, a equipe tem ido aos locais mais afastados como bairros e até povoados da zona rural. Nessas abordagens, profissionais costumam orientar as pessoas a deixarem as ruas e irem para abrigos e, algumas raras vezes, há morador de rua que aceita a proposta.

“Quando eles querem, a assistente social providencia toda a papelada e manda eles para o abrigo. Na quinta-feira, 18, uma moradora de rua da Beira-Rio aceitou o convite, foi para o Renascer Feminino e foi bem acolhida. Deus falou no coração e ela resolveu ir para a casa para se tratar ”, relatou.

Atendimento nas comunidades

Toda quinta-feira o programa realiza ações em comunidades terapêuticas que abrigam as pessoas que vivem em situação de rua.

A ação mais recente foi realizada na Comunidade Renascer Feminino, em parceria com o Programa Municipal de Saúde da Mulher. Lá foram feitas consultas médicas, exames de prevenção ao câncer de colo de útero e ministradas palestras sobre os cuidados pessoais, além de protocolos sanitários de contenção da Covid-19.

Saúde