Saúde

QUALIFICAÇÃO

Curso aborda estratégias e métodos de alívio da dor durante o parto

Iniciativa busca humanizar atendimento desde o pré-natal ao nascimento do bebê

Publicado em: 25/04/2018 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Curso aborda estratégias e métodos de alívio da dor durante o parto

Curso foi oferecido aos profissionais envolvidos desde o pré-natal ao pós-parto. (Foto: Edmara Silva)

Promovido pela Escola Técnica do Sistema Único de Saúde, ETSUS, entre os dias 13 e 25 de abril, no auditório da Universidade Federal do Maranhão e da Regional de Saúde, curso foi oferecido aos profissionais envolvidos no processo cuidar da mulher no ciclo da gestação, parto e pós-parto.  Enfermeiros, médicos e técnicos em enfermagem do Município participaram da capacitação, além do secretário adjunto de Saúde, Marcondes Carneiro.

No encontro foram debatidas as dificuldades vivenciadas para a efetivação do cuidado humanizado com as gestantes; promoção do conforto durante o trabalho de parto e métodos que favorecem o alívio da dor; utilização de tecnologia leve para a realização do cuidado humanizado às mães e aos recém nascidos, e estímulo ao aleitamento materno.

“São formações de extrema relevância para a melhoria da qualidade de vida das mães no período da gestação, no pós-parto e durante seu resguardo, pois a assistência que ela recebe dos profissionais de saúde é que determina a forma dela cuidar de si e do filho. Por isso, a importância de treinar os profissionais da Atenção Básica, e não só dos hospitais” - ressaltou a assessora técnica do Programa Saúde da Mulher, Lívia Bustamante.  

Ela ressalta que a ideia é humanizar o atendimento desde o pré-natal, com realização de ações que levem às gestantes informações de tudo que acontece com ela durante este processo, e o que pode ser feito para aliviar suas dores.

Paralelo aos debates foram realizadas, também, rodas de conversas com gestantes e acompanhantes.  “Unidades Básicas de Saúde como Boca da Mata e do Povoado Imbiral já foram beneficiadas com as oficinas nesse momento, e as demais passarão a ter esse acompanhamento, para que as mulheres estejam preparadas para um parto mais confortável” – afirmou.

Ao final do evento, segundo Lívia, foi elaborado relatório com o diagnóstico situacional de Imperatriz e entregue ao secretário adjunto e à diretoria do Hospital Regional Materno Infantil, referência obstétrica do município. “Foram discutidas várias estratégias e a partir disso definimos ações a serem executadas pelos gestores municipais e estaduais tanto na Atenção Básica quanto na urgência e emergência” – concluiu.

Saúde