Saúde

PREVENÇÃO

Dezembro Laranja: Ação visa conscientizar sobre o câncer de pele

Prevenção e conscientização são trabalhadas durante todo o mês

Publicado em: 02/12/2019 por Islene Lima

Secretaria de Saúde

Dezembro Laranja: Ação visa conscientizar sobre o câncer de pele

O câncer de pele não melanoma é o câncer mais comum em humanos (Foto: Edmara Silva)

A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, também apoia a Campanha Dezembro Laranja onde é celebrada a importância prevenção do câncer de pele. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre a alta incidência da doença que, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, INCA, corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

De acordo com a coordenadora do setor de Oncologia da saúde municipal, Vilenice Batista, uma das medidas mais eficazes para a prevenção da doença é, além da diminuição da exposição aos raios solares, a  sua detecção precoce, por meio de exames preventivos de pele, periodicamente, realizados por um dermatologista.

Segundo ela, esta é mais uma oportunidade de falar sobre o câncer de pele, visto que durante todo o ano a Unidade Móvel de Prevenção e Combate ao Câncer, já realiza consultas e encaminhamentos para a população de Imperatriz. "Estamos realizando todos os exames preventivos de câncer de mama, exame de PSA, de pele e realizamos também biopsia de pele em caso de indício", explica a coordenadora.

Vilenice Batista ainda ressalta que o perfil de pessoas  que precisam de um cuidado maior são as de cor clara que já trabalharam em lavouras, ou fazem algum tipo de atividade se expondo ao sol. “Geralmente o câncer de pele em nossa cidade é bem elevado e perde somente para o câncer uterino, por isso é importante a prevenção e a proteção mediante protetor solar e roupas adequadas”.

Dica!

É fundamental a utilização de filtro solar, durante todo o dia, por mais leve que o sol possa parecer ao final da tarde ou início da manhã. Raios solares sempre trazem riscos à saúde, tanto que, nos horários de pico solar, entre 10 e 15 horas ou entre 9 e 16 horas, aqui no nordeste, é recomendado  evitar exposição solar, mesmo com o uso de protetor solar, afirma a coordenadora do setor de Oncologia. 

Programação da Unidade Móvel de Oncologia

02 e 03/ dezembro – UBS Centro Novo

04/ dezembro – Vila Conceição I

05 e 06/ dezembro – UBS Centro Novo

09 e 10/ dezembro - CRÁS Santa Lucia, Recanto Universitário

11/ dezembro – Praça Teotônio Vilela

12 e 13/ dezembro – CRÁS Santa Lucia, Recanto Universitário

 

 

 

 

Saúde