Saúde

CUIDADOS

Dia Mundial do Transtorno Bipolar chama atenção para o cuidado com a saúde mental

A doença atinge cerca de 140 milhões de pessoas em todo mundo

Publicado em: 30/03/2021 por Islene Lima

Secretaria de Saúde

Dia Mundial do Transtorno Bipolar chama atenção para o cuidado com a saúde mental

Em muitos casos, a bipolaridade é difícil de diagnosticar porque se confunde com a própria depressão (Foto: Patrícia Araújo)

Cuidar da saúde mental, das emoções e principalmente, buscar ajuda quando as mudanças de humor começarem a interferir diretamente no seu bem-estar, é um dos temas debatidos neste Dia Mundial do Transtorno Bipolar.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, OMS, cerca de 140 milhões de pessoas sofrem com a doença. Com a pandemia e cenário atual que o mundo passa, o número pode ser bem maior.

A psicóloga do CAPS AD Álcool e outras Drogas, Nara Siqueira, fala que a informação e o conhecimento são muito importantes para compreender que essas manifestações que acontecem na vida mental, não são tratadas apenas com com força de vontade, mas com ajuda profissional.

“As pessoas quando conseguem entender que assim como adoecem fisicamente, também podem adoecer na questão mental, elas têm um ganho, pois passam a perceber que podem pedir ajuda e assim ter uma melhoria na qualidade de vida”, afirma a psicóloga.

Ela destaca as principais características da doença, um transtorno mental que a característica principal é a alteração do humor entre estados depressivos e euforias.

“O estado depressivo é aquele de rebaixamento das energias, tanto física quanto mental, no modo geral o paciente vai ter um cansaço físico, fadiga, dor no corpo, angústia, muitos pensamentos negativos relacionados a ele mesmo, baixa autoestima, sentimento de desesperança, perda de alegria, podendo chegar a pensar até a tirar a própria vida, entre outros. Já o estado eufórico, é quando essa pessoa apresenta mania ou hipomania, com aceleração de gasto de energia, pensamento acelerado, pode começar a fazer muitas coisas ao mesmo tempo, muito explosiva, agressividade, se colocar em situação de risco, entre outros. Vale enfatizar que a hipomonia é um caso mais leve, e a mania é apresentação mais grave da doença, por isso é tão importante o acompanhamento com profissionais especializados”, esclarece.

A coordenadora Kátia Carvalho frisa que em Imperatriz a rede de saúde mental está preparada para receber pessoas que precisam de um cuidado relacionado à vida emocional, seguindo as normas sanitárias.

“É importante que as pessoas que percebam algum desses sintomas ou mudanças, busquem por profissionais no CAPS ou no ambulatório de saúde mental, que estão capacitados para que o paciente seja avaliado e tenha um diagnóstico para um melhor tratamento, de acordo com cada pessoa”.

O município disponibiliza quatro pontos para auxiliar pessoas que estejam precisando de cuidados com a saúde mental. Para atendimento é necessário que o paciente leve os documentos: xerox do RG, cartão do SUS e comprovante de residência.

 

Ambulatório de Saúde Mental de Imperatriz

Horário de Atendimento – 07h às 18h

Endereço: Rua Amazonas, 520 – Centro

Telefone: (99) 99150-8693

 

Centro de Atenção Psicossocial Infanto – Juvenil

Horário de Atendimento – 08 às 18h

Endereço: Rua Itamar–Guará, nº2223 – Três Poderes

 

Centro de Atenção Psicossocial – CAPS AS III – Álcool e Drogas

Horário de Atendimento – 24h

Endereço: Rua Projetada B, Complexo de Saúde – Parque Anhanguera

 

Centro de Atenção Psicossocial – CAPS III – Renascer

Horário de Atendimento – 24h

Endereço: Rua Projetada B, Complexo de Saúde – Parque Anhanguera.

 

Com colaboração: Regilson Borges 

Saúde