Saúde

AÇÕES

Divulgada programação da campanha Setembro Amarelo em Imperatriz

Ações serão executadas pela rede de saúde mental, de responsabilidade da Secretaria de Saúde

Publicado em: 25/08/2023 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Divulgada programação da campanha Setembro Amarelo em Imperatriz

Atividades incluem escolas, comunidades, igrejas, unidades de saúde, CRAS e CREAS. (Foto: Patrícia Araújo)

Com tema “Se você precisar, peça ajuda”, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), divulga o cronograma de ações da campanha Setembro Amarelo. Abertura acontece dia 01, às 8h, no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Centro. 

Campanha é uma iniciativa que busca disponibilizar informações e incentivar a busca por tratamentos em saúde mental, com início no Brasil em 2015. Visa ainda conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitá-lo. Em Imperatriz, a programação será realizada durante todo o mês e inclui ações em Unidades Básicas de Saúde (UBS), de diversos bairros e em empresas.

A secretária de Saúde, Doralina Marques, reforça a importância da campanha para toda a sociedade. “O trabalho que desenvolvemos através da Rede de Saúde Mental ocorre durante todo o ano, mas intensificamos as ações no mês de setembro. Nossas equipes estão preparadas para levar acolhimento, assistência, além dos atendimentos que promovem, todos os dias em nossas unidades, a valorização da vida”, explicou. 

Alberto Clésio, coordenador da rede de saúde mental, dá mais detalhes sobre as atividades da campanha. “Nossas ações de mobilização estão focadas na prevenção e orientação em relação às doenças mentais para a população em escolas, comunidades, igrejas, unidades de saúde, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e CREAS. E no dia 28 iremos lançar o projeto de supervisão clínica em Saúde Mental no âmbito da estratégia de atenção psicossocial, também no auditório da UFMA Centro. Para encerramento do mês, no dia 29, faremos a quinta edição do projeto Cuidando do Cuidador”. 

Outras ações:

04/09 - UBS Vila Nova / 05/09 - UBS Nova Vitória

06/09 - Suzano / 11/09- UBS Nova Imperatriz

12/09 - Empresa Hidrozon / 13/09 - UBS Sebastião Régias

14/09 - Sistema prisional / 15/09 - UBS Santa Rita

18/09 - UBS Maria Aragão / 20/09 - UBS Milton Lopes

21/09 - UBS Bacuri / 22/09 - UBS Cafeteira

25/09 - UBS Vila Lobão / 26/09 - UBS Frei Tadeu (zona rural - 1700)

Saúde