Saúde

DADOS

Divulgado boletim epidemiológico do Socorrão

Documento apresenta dados das notificações de 2021

Publicado em: 21/02/2022 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Divulgado boletim epidemiológico do Socorrão

Equipe do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Municipal de Imperatriz (NVEH/HMI) se reúne para apresentar dados estatísticos e traçar metas. (Foto: Maira Soares)

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Municipal de Imperatriz (NVEH/HMI) divulgou a primeira edição do boletim epidemiológico. Objetivo é divulgar informações com destaque para as Doenças de Notificações Compulsórias (DNC), como a dengue, leishmaniose e Covid-19.

Alcemir Costa, secretário de Saúde, fala da importância desta ação que irá contribuir com a melhora dos serviços e assistência que o Hospital Municipal de Imperatriz (HMI) presta aos pacientes. “Implantamos o Núcleo de Vigilância Epidemiológico no Socorrão para fortalecer e descentralizar esses serviços no âmbito da unidade de saúde. Para isso, reforma o setor e fizemos a reestruturação dos processos de trabalho do núcleo, além da criação do boletim e assim fornecemos dados da realidade local para as vigilâncias municipal e estadual, contribuindo tanto com a saúde pública do Estado e Município bem com desenvolvimento cientifico, por meio do ensino e da pesquisa”.

Robson Mariano Oliveira Silva, coordenador do NVEH-HMI, relata que em 2021 foram realizadas 8.571 notificações. “A ocorrência com maior número de notificações foi em relação aos acidentes de trânsito com 3.776 notificações. Seguido de 84 notificações de violências, 234 de leishmaniose visceral e outros, 367 animais peçonhentos, 61 mulheres em idade fértil, 490 diarreia, 528 acidente de trabalho e 3031 de Covid-19”.

Vitor Pachelle, diretor do HMI, explica que os dados são coletados através de investigação nas fichas de admissão e durante o contato com os usuários. “O documento que apresentamos elenca dados dos casos atendidos no hospital e ainda apresenta aos profissionais um pouco da realidade do nosso serviço, que vem conquistando seu espaço por meio de um trabalho contínuo e dedicado”.

Saúde