Saúde

COVID-19

Entenda o fluxo de atendimento do novo coronavírus em Imperatriz

Procure serviços de urgência e emergência somente se sentir os sintomas mais fortes, como falta de ar, e se teve contato direto com uma pessoa que testou positivo para a doença

Publicado em: 21/04/2020 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Entenda o fluxo de atendimento do novo coronavírus em Imperatriz

Pacientes com sintomas gripais e febre devem procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (Foto: Edmara Silva e Patrícia Araújo)

A Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, divulga orientações  sobre logística de atendimento às pessoas com suspeita de contaminação por coronavírus. Fique atento aos locais de atendimento e saiba aonde ir de acordo com a manifestação dos sintomas. 

Casos leves - sintomas gripais e febre: Unidades Básicas de Saúde, UBS. Quatro estão funcionando com horário especial- das 8h as 20h - Milton Lopes, Maria Aragão, Cafeteira e Vila Lobão. 

Casos moderados e graves - sintomas gripais + febre + falta de ar, e/ou se teve contato direto com uma pessoa que testou positivo para a doença: Unidade de Pronto Atendimentos - UPA's da Bernardo Sayao e do bairro São José.

Crianças com sintomas moderados e graves: Hospital Municipal Infantil - Socorrinho. 

Gestantes e recém nascidos: Hospital Regional Materno Infantil .

Internação:

“O hospital de referência para internação tanto nos leitos de enfermaria quanto de UTI é o  Macrorregional Dra Ruth Noleto, que recebe os pacientes encaminhados das UPA's. Quem tiver sentindo sintomas característicos da Covid -19 não deve procurar diretamente o hospital, pois ele só atende aos encaminhamentos”; afirma a secretaria de Saúde, Mariana Jales. 

Ela ressalta que ainda esta semana começam funcionar também as internações do Hospital Municipal de Campanha da COVID-19. O Centro de Referência para tratamento de coronavírus está equipado com 10 leitos de UTI e 49 leitos de enfermarias, localizado no antigo Hospital Escola da Facimp. 

A secretária lembra também que este fluxo de atendimento é para os usuários da Rede Pública de Saúde. Para os usuários da rede privada, o hospital de referência é o Santa Monica para adultos e Unimed para infantil. 

Para dúvidas e orientações, procurar o Setor de Vigilância em Saúde no (99) 99167-3910. 

 

Saúde