Saúde

NASF

Oficina de shantala e banho de ofurô é realizada na UBS da Vila Redenção II

Atividade faz parte das rotinas de educação e saúde para grávidas

Publicado em: 26/06/2018 por Reginaldo Santos

Secretaria de Saúde

Oficina de shantala e banho de ofurô é realizada na UBS da Vila Redenção II

Grávidas aprendem sobre a massagem Shantala e banho ofurô (Foto: Assessoria)

Foi realizado, na manhã desta terça-feira, 26, pelas equipes do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e Estratégia Saúde da Família (ESF), na Unidade Básica de Saúde, UBS da Vila Redenção II, workshop sobre Shantala e banho ofurô. Laboratório é destinado às grávidas, mas contou com a presença dos futuros pais.

“Na primeira vez é possível que o bebê chore e com a frequência da massagem ele se acostuma com a técnica. É bom lembrar que devem ser observados alguns fatores como postura, unhas cortadas, não usar anéis, pulseiras, além de utilizar um óleo específico para a pele do bebê. Ele entende o que falamos, uma dica é conversar durante a execução, falar o que você está fazendo” ressalta Shirlene Vieira, fisioterapeuta do NASF.

A dona de casa Jennifer Silva, grávida de oito meses de Miguel Artur, diz que é a primeira vez que participa e, ficou sabendo do projeto pela enfermeira que faz o pré-natal. “Eu achei muito importante fazer parte dessa oficina, fiquei encantada com o banho de balde, de como ele pode acalmar o bebê, com certeza vou fazer no meu filho também”.

Antes do início do curso, é falado sobre a necessidade de exterminar informações erradas. Foi explicado ainda quando não fazer a massagem, em situações onde o recém-nascido possui alguma irritação na pele, pois pode ocorrer o risco de aumentar a lesão; com fome ou após a mamada, deve-se esperar um período de 45 minutos. Pode ser feita em um ambiente livre de vento, corrente de ar, luz muito forte, ao som de uma música, aquela ouvida durante a gravidez.

Shantala

É uma massagem indiana relaxante e, atua na prevenção de cólicas, dores, além de ter um cunho sensitivo, neurosensitivo, proporcionando um vínculo maior entre mãe e bebê. A massagem pode ser feita em recém-nascidos a partir do primeiro mês de vida completo, pois antes não é recomendado para não machucar o bebê, devido ao cordão umbilical, até um ano de idade.

Ofurô

É uma técnica relaxante no balde, relembra o útero da mãe, permitindo uma sensação de conforto e alívio dos sintomas da cólica. Tornando-se importante tanto para mãe, como para o bebê, no qual gera relaxamento, o aumento do vínculo entre eles, além de oferecer um bem-estar aos dois.

Saúde