Saúde

PREVENÇÃO

Imperatriz inicia as atividades do mês de luta contra a AIDS

​​​​​​​O mês também marca a luta contra o preconceito em torno da doença e de seu portador

Publicado em: 01/12/2023 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Imperatriz inicia as atividades do mês de luta contra a AIDS

Campanha tem o intuito de alertar e conscientizar sobre formas de contágio e tratamento da AIDS e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). (Foto: Edmara Silva)

Foi realizada nesta sexta-feira (01) abertura da campanha Dezembro Vermelho, em Imperatriz, no auditório da Faculdade Anhanguera. Participaram da solenidade, a deputada estadual, Janaina Ramos; a secretária de Saúde, Doralina Marques; a coordenadora do programa municipal IST/HIV/AIDS, Marcela Sobrinho; o coordenador da Atenção Primária, Railton Lima, além de profissionais do setor, representantes da sociedade civil e universitários.

Campanha tem o intuito de alertar e conscientizar sobre formas de contágio e tratamento da AIDS e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O mês também marca a luta contra o preconceito em torno da doença e de seu portador.

“Cada vez mais o número de casos aumenta e ainda convivemos com o estigma e o preconceito, que são muito fortes. Precisamos promover a sensibilização e a luta contra a AIDS, todos os dias. Por isso, estamos em todas as unidades trabalhando, desde a Atenção Básica até a especializada”, informou a secretária Doralina Marques.

A deputada Janaina Ramos explicou a importância das campanhas de prevenção e do diagnóstico precoce. “Nos últimos cinco anos, em Imperatriz, 1121 pessoas foram diagnosticadas com o vírus e 136 pessoas morreram tendo o HIV como a causa principal. E só em 2023, tivemos 226 novos casos. Esses dados demonstram a necessidade urgente de combater o vírus e só podemos fazer isso com informação e prevenção”.

A Prefeitura de Imperatriz mantém, através da Secretaria de Saúde, o Programa Municipal de IST/HIV/AIDS, que atualmente atende 2836 pacientes, de toda a região. Serviços funcionam no prédio do Complexo de Saúde do Parque Anhanguera, com uma equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, psicólogos, assistente social, farmacêuticos e bioquímicos, que realizam um excelente trabalho.

Além das falas das autoridades e representantes da sociedade civil, evento contou com as palestras do médico Pedro Mário e da psicóloga Diana Saraiva.

Saúde