Saúde

EVENTO

Imperatriz promove Pacto Municipal contra Sífilis Congênita

Ação é uma parceria entre os departamentos de Atenção Primária e Vigilância em Saúde

Publicado em: 25/10/2023 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Imperatriz promove Pacto Municipal contra Sífilis Congênita

Entre os anos de 2021 e 2022, cerca de 460 casos foram notificados em adultos na segunda maior cidade do Maranhão (Foto: Maira Soares)

Na próxima quarta-feira (01), a Secretaria de Saúde (Semus) de Imperatriz realiza evento do Pacto Municipal contra Sífilis Congênita, para treinar as equipes sobre a busca ativa, manejo e prevenção de novos casos da doença. Atividade será promovida às 13h30min, no auditório da UFMA Centro e é resultado de parceria entre os departamentos de Atenção Primária e Vigilância em Saúde.

Momento foi pensado em decorrência do crescimento do número de casos de sífilis em todo país, nos últimos anos. Em Imperatriz, entre os anos de 2021 e 2022, cerca de 460 casos foram notificados em adultos. Em gestantes, no mesmo período, foram 170 casos e em recém-nascidos foram 128.

“Ação encerra o mês de outubro, que traz a sensibilização sobre a sífilis, que é uma doença sexualmente prevenível, cujo teste rápido e tratamento estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde. Condição pode deixar sequelas irreversíveis em crianças, em adultos e pode até levar à morte”, explicou Emannuel Morais, coordenador do Departamento de Atenção Primária à Saúde.

Programação será realizada durante toda a tarde e inclui ainda uma palestra sobre diagnóstico, manejo clínico e apresentação de fluxos de atendimentos para casos suspeitos e confirmados.

Saúde