Saúde

PREVENÇÃO

Iniciada programação da campanha Novembro Azul em Imperatriz

Evento envolveu autoridades, profissionais da área da saúde e universitários

Publicado em: 06/11/2023 por Luana Barros

Secretaria de Saúde

Iniciada programação da campanha Novembro Azul em Imperatriz

O Ambulatório de Saúde do Homem disponibiliza consultas, marcação de exames, medicamentos e palestras, nas Unidades Básicas de Saúde, em horário especial, das 17h às 20h. (Foto: Maira Soares)

Com foco no cuidado da saúde integral do homem, foi realizada nesta segunda-feira (06) abertura da campanha Novembro Azul, pela Secretaria de Saúde (Semus), por meio da Atenção Primária. Evento ocorreu no auditório da UFMA Centro e contou com apresentação cultural do coral da Casa do Idoso Feliz e palestra com a médica dermatologista Rosana Mendes, sobre “O câncer de pele no homem”, além da presença de autoridades, profissionais da área e universitários.

O secretário adjunto de Saúde, Ticiano Melo; o coordenador da Atenção Primária, Emannuel Morais; o coordenador da Saúde do Homem, Elias Mendonça, e a deputada estadual Janaina Ramos, estiveram presentes na solenidade.

“Estamos dando todo o suporte para as equipes da Atenção Básica e agradecemos ao prefeito Assis Ramos, que tem nos apoiado e assim melhorando e ampliando os atendimentos, para promoção de uma saúde preventiva. Sou homem e sei que muitas vezes deixamos passar essa necessidade de acompanhamento médico, por isso temos que mudar este pensamento”, reforçou o secretário adjunto Ticiano Melo.

Para a deputada estadual Janaina Ramos, a campanha Novembro Azul é uma oportunidade muito importante para incentivar os homens a buscarem a prevenção. “Precisamos quebrar o preconceito e estimular os homens para fazerem acompanhamento contínuo de saúde, com exames de rotina e consultas periódicas. Se na sua família há alguém que tenha tido câncer de próstata, você deve realizar exames preventivos mais cedo, a partir dos 45 anos. Se não tem nenhum histórico na família e/ou sintomas, aí, sim, você pode começar aos 50 anos, o mais importante é não deixar de se cuidar, pois o diagnóstico precoce pode salvar vidas”.

Emannuel Morais, coordenador da Atenção Primária, explicou que é preciso cuidar da saúde integral do homem. “É preciso superar as dificuldades para conversar sobre saúde com a população masculina, falando sobre outras doenças além do câncer de próstata, como as doenças cardiorrespiratórias, diabete, dentre outras. Juntos nós vamos construir uma política pública de saúde atrativa para o homem e já estamos trabalhando nisso, com os atendimentos do Ambulatório de Saúde do Homem de Imperatriz, que é um exemplo para todo o Brasil”.

O Ambulatório de Saúde do Homem disponibiliza consultas, marcação de exames, medicamentos e palestras, nas Unidades Básicas de Saúde, em horário especial, das 17h às 20h. “Objetivo é facilitar e ampliar o acesso dos homens aos serviços de saúde. Para o atendimento é necessário levar os seguintes documentos: documento com foto, cartão do SUS e um comprovante de residência”, acrescentou Elias Mendonça, coordenador do programa.

Saúde