Saúde

BENEFÍCIO

Lançado Projeto Dignidade Menstrual em Imperatriz

Tem direito aos insumos, estudantes de baixa renda da rede pública de ensino estadual, municipal ou federal, que estejam registradas no CadÚnico.

Publicado em: 14/11/2023 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Lançado Projeto Dignidade Menstrual em Imperatriz

Secretária Doralina Marques e deputada Janaína Ramos participam do lançamento do projeto (Foto: Maria Almeida)

Foi lançado na última segunda-feira (13), em Imperatriz, o Projeto Dignidade Menstrual, que garante às meninas e mulheres, o acesso a produtos de higiene e a outros itens necessários ao período da menstruação. Solenidade contou com participação da deputada estadual, Janaina Ramos, da secretária de Saúde, Doralina Marques, do coordenador da Atenção Primária, Railton Lima, da coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Keillanne Marinho, representantes da Secretaria de Educação e estudantes da Escola Municipal Paulo Freire. 

Durante o evento já foi realizada a primeira entrega simbólica dos insumos para as estudantes presentes, dando início a primeira fase do projeto, que prevê a distribuição para as estudantes matriculadas com idade a partir de nove anos e mulheres em situação de rua. “Todas as meninas e mulheres de baixa capacidade financeira inscritas no CadÚnico com renda familiar per capita menor que R$200 serão contempladas. Já começamos a fazer o cadastro das que serão beneficiadas, fazendo busca ativa em parceria com as escolas e com o consultório na rua”, informou a secretária Doralina Marques.

A logística de distribuição do programa foi definida a partir de um levantamento feito junto aos programas e instituições que lidam com o público preconizado. “As primeiras entregas serão realizadas nas escolas, a partir da lista que já recebemos previamente pela coordenação do Programa Saúde na Escola e para moradoras em situação de rua. E neste momento já entregaremos um cartão às beneficiadas e com este, elas farão retirada mensal nas UBSs. Quem não receber o cartão durante estas entregas, pode procurar o CRAS ou a Unidade Básica de Saúde para se cadastrar”, explicou Keillanne. 

O programa contribui para a promoção da equidade de gênero e para a erradicação da pobreza menstrual. “Nosso objetivo é garantir cuidados básicos de saúde e desenvolver meios para a inclusão das pessoas em ações e programas de proteção à saúde menstrual aqui na nossa cidade, pois temos uma realidade de vulnerabilidade social que não foge à realidade do Brasil como um todo”, afirmou Doralina.

 

A deputada Janaina Ramos falou da importância do programa. “Parece uma medida simplória, mas não é. Hoje, muitas meninas e mulheres não têm acesso aos absorventes e às vezes é motivo para faltar às aulas, por exemplo. Esta é uma ação de inclusão, promoção de saúde, dignidade e que melhora a qualidade de vida das contempladas. Parabenizo a Prefeitura por esta iniciativa de aderir e lançar este programa em Imperatriz”, afirmou. 

Considerando que o direito à higiene menstrual é uma questão de saúde pública e de direitos humanos; e que essa condição influencia na falta às aulas ou ao trabalho e facilita o surgimento de doenças e reflete na autoestima e que uma pessoa que não pode passar pelo período menstrual de forma adequada, tem sua dignidade violada, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), assegura a dignidade e o bem-estar dessas pessoas, que muitas vezes enfrentam dificuldades para acessar produtos de higiene menstrual.

Saúde