Saúde

DESTAQUE

Melhorias na saúde garantem prêmio "Inovar 2017" para Imperatriz

Alair Firmiano está entre os 50 melhores secretários municipais do Brasil

Publicado em: 13/12/2017 por Maria Almeida

Secretaria de Saúde

Melhorias na saúde garantem prêmio "Inovar 2017" para Imperatriz

Cerimônia para entrega do prêmio foi realizada em Salvador- BA (Foto: Assessoria)

Pautado em uma gestão participativa e compromissada, com implantação e implementação de ações voltadas para elevar a qualidade da saúde pública do município, o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, foi reconhecido na 5º edição do prêmio "Inovar 2017". O secretário recebeu premiação nesta terça feira, 13, em Salvador (BA), durante o 5º Seminário Brasileiro de Gestores Públicos Municipais, realizado pela empresa Neoprimme Gestão de Pessoas.

No Maranhão, Imperatriz foi a única cidade que recebeu o destaque, entregue as 50 com melhor gestão na saúde, dentre os 5.570 municípios brasileiros. “É um momento de muita alegria, sermos espelho para outras localidades do Brasil. Ao apresentar nossas principais ações em vídeo, outros gestores me procuraram pedindo cópia do material para levar ao seu município e procurar implementar ações semelhantes” – comemora Alair.

Para o secretário, o reconhecimento significa que a gestão Assis Ramos está no caminho certo. “Com as iniciativas do prefeito estamos trazendo as melhores práticas para a saúde de Imperatriz. Aos poucos, temos modernizado nossa estrutura com novos equipamentos e materiais, tanto na Atenção Básica quanto na Urgência e Emergência. No socorrão, por exemplo, implantamos novos leitos, enfermarias e adquirimos novas mobílias e equipamentos.” – ressalta.

Em 2017 foram realizados dois seletivos para contratação de servidores de diferentes áreas, bem como de Agentes Comunitários de Saúde. “Nossa preocupação é melhorar não só a estrutura, mas também as condições de trabalho. Com a criação dos Núcleos de Humanização e de Educação Permanente, passamos a oferecer capacitação periodicamente. Realizamos um seletivo com oferta de 202 vagas para cargos diversos e outro com 300 vagas para ACS, pois há mais de 10 anos não era oferecido o certame” – afirma o secretário.

De acordo com relatório audiovisual apresentado, nos últimos 11 meses, a gestão vem reestruturando, detectando e corrigindo problemas emergenciais para resolver as demandas, implantar novos projetos e continuar obras que estavam paradas.

Através desta organização já foi possível alcançar vários objetivos, como a entrega do Centro Médico Municipal, da Unidade Básica de Saúde (UBS), Bairro Bom Sucesso; novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial InfantoJuvenil (CAPS IJ); a Academia de Saúde do Complexo Esportivo Barjonas Lobão e Centro de Diagnóstico por Imagem de Imperatriz (CDII); além da criação da Unidade Básica de Saúde Prisional, com a Primeira Estratégia de Saúde da Família Prisional do Brasil.

Além disso, foi implantado o Núcleo Interno de Regulação do Hospital Municipal, informatizada as Unidades Básicas de Saúde e instalado o Prontuário Eletrônico do Cidadão. Outra iniciativa de grande relevância foi a reforma do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a habilitação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no São José, junto ao Ministério da Saúde, que passou a receber recurso próprio para se manter.

“São inúmeras as ações. Nós já recuperamos 18 equipes de Estratégia e Saúde da Família, reformamos a UBS da Vila Lobão, abastecemos regularmente a rede pública com medicamentos, implantamos o samuzinho, a Farmácia Via, renovamos a frota do SAMU com mais quatro ambulâncias e habilitamos a APAE tornando-a um Centro Especializado de Reabilitação Física e Intelectual tipo 2” – ressalta Alair Firmiano.

 

Saúde