Saúde

NOVIDADE

Município de Imperatriz implanta mais uma especialidade médica nos Três Poderes

A médica infectologista passa atender duas vezes por semana a partir de hoje (9). Em menos de dois meses, são três novas especialidades implantadas.

Publicado em: 09/02/2022 por Viviane Reis

Secretaria de Saúde

Município de Imperatriz implanta mais uma especialidade médica nos Três Poderes

Secretário Alcemir Costa em reunião com a médica infectologista, Bianca Ferreira, e a coordenadora do Cemi, Thamisa Fialho, alinha atendimentos (Foto: Edmara Silva)

O Município de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde, implanta mais uma especialidade ambulatorial. A médica infectologista, Bianca Ferreira, passa a atender nos Três Poderes, a partir desta quarta-feira (9), duas vezes por semana. Com esse anúncio, são três novas especialidades médicas implantadas pelo Município em menos de dois meses. 

A infectologista atende doenças infecciosas e parasitárias, bem como analisa a forma que elas afetam o indivíduo. Dentre as doenças atendidas pela especialidade,  estão pneumonia, tuberculose, toxoplasmose, dengue, zika, chikungunya, sífilis, leishmaniose, infecção de pele e outros. 

"Nós temos buscado avançar na saúde de Imperatriz, e este é mais um avanço para população. Anteriormente, nós tínhamos infectologista somente dentro dos hospitais, mas verificamos a necessidade do atendimento ambulatorial, afinal são várias doenças para o profissional atuar fora das unidades hospitalares. A doutora Bianca chega para reforçar o nosso time de especialistas e, também, estamos reduzindo o TDF, tratando os pacientes mais próximos de casa" , ressaltou Alcemir Costa, secretário de Saúde.

Para atendimento, os pacientes serão regulados pela Auditoria dos Três Poderes, via sistema, e por semana serão 20 vagas para infectologista, é o que explica a coordenadora do Centro de Especialidades Médicas, Thamisa Fialho. Ela destaca ainda que o número de vagas pode aumentar conforme a demanda.

A médica infectologista, Branca Ferreira, comenta que anteriormente não tinha quem atendesse essa demanda ambulatorial na rede municipal de saúde, e inclusive o número de profissionais nessa área são bem reduzidos em Imperatriz. "A gente observa uma procura em estágio grave de saúde, sendo que muitos pacientes poderiam ter sido acompanhados ambulatorialmente. Diante disso, agora estamos aqui nos Três Poderes", pontua a médica.

Em dezembro, o secretário Alcemir Costa já tinha anunciado a implantação da cardiopediatria e da nefropediatria no Centro de Especialidades Médicas. Somente este mês de fevereiro, 40 crianças que fariam Tratamento Fora do Domicílio, TDF, vão ser atendidas pela cardiologista, sem necessidade de deslocamento até a capital.

Saúde